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Tipo do documento: Tese
Título: Historiografia do ensino profissional paulista: as marcas do modo de produção
Autor: Conceição, Marcelo Rodrigues 
Primeiro orientador: Munakata, Kazumi
Resumo: Este trabalho apresenta os resultados da revisão sobre as iniciativas e ideias apontadas pela historiografia do Ensino Profissional paulista, de meados de 1880 a meados de 1940. As publicações, que compõem o corpus, seus respectivos autores e as datas em que foram divulgadas como livros são: Trabalhadores urbanos e Ensino Profissional (Maria Alice Ribeiro, Coraly Gará Caetano e Maria Lúcia Caira Gitahy, de 1986); A Escola Profissional de São Carlos (Ester Buffa e Paolo Nosella, de 1998); O ensino de ofícios nos primórdios da industrialização e O Ensino Profissional na irradiação do industrialismo (Luiz Antônio Cunha, de 2000); Educação Profissional no Brasil (Silvia Maria Manfredi, de 2002) e A socialização da força de trabalho: instrução popular e qualificação profissional no estado de São Paulo (1873-1934) (Carmen Sylvia Vidigal Moraes, de 2003). As análises se basearam nos conceitos de campo de Bourdieu, de rede e trajetória de intelectuais de Sirinelli e de modo de produção de Ferro. Os objetivos foram: revisar o modo como foi produzida a historiografia do Ensino Profissional e seus resultados; apontar as características e analisar a relação desta produção com a da História da Educação; verificar as motivações que conduziram os autores a utilizar determinados modelos analíticos. As conclusões são de que a produção foi influenciada pela configuração do campo científico, em especial os campos da Educação e da História, e pelos momentos e circunstâncias em que os autores se formaram e desenvolveram seus trabalhos, marcado pelas discussões sobre o desenvolvimentismo e o regime político
Abstract: This work presents the results of the revision of initiatives and ideas raised by the historiography of São Paulo's Professional Education in the mid 1880's to mid 1940's. The publications revised (with their authors and year of publishing) are: Trabalhadores urbanos e ensino profissional (Maria Alice Ribeiro, Coraly Gará Caetano and Maria Lúcia Caira Gitahy, 1986); A Escola Profissional de São Carlos (Ester Buffa and Paolo Nosella, 1998); O ensino de ofícios nos primórdios da industrialização and O ensino profissional na irradiação do industrialismo (Luiz Antônio Cunha, 2000); Educação Profissional no Brasil (Silvia Maria Manfredi, 2002) and A socialização da força de trabalho: instrução popular e qualificação profissional no estado de São Paulo (1873-1934) (Carmen Sylvia Vidigal Moraes, 2003). The analysis were based on Bourdieu's concept of field, Sirinelli's concepts of network and trajectory of intellectuals, and Ferro's concept of mode of production. The objectives were: to revise how the historiography of Professional Education was produced, as well as its results; to point out the characteristics of this production and its relation to the History of Education; to verify the motivations behind authors's uses of specific analytical models. One concludes that this production was influenced by the configuration of the scientific field, especially by the fields of Education and History, and by discussions about the country's development and political regime that characterized the moments and circumstances in which the authors graduated and produced their works
Palavras-chave: História da educação
Historiografia
Campo educacional
Professional education
History of education
Historiography
Educational field
Educacao -- Sao Paulo (estado) -- Historia
Ensino profissional -- Sao Paulo (estado) -- Historia
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade
Citação: Conceição, Marcelo Rodrigues. Historiografia do ensino profissional paulista: as marcas do modo de produção. 2010. 238 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10782
Data de defesa: 4-Mar-2010
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade

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