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Tipo do documento: Tese
Título: A vanguarda brasileira : a juventude no discurso da revista Editora do Brasil s/a (1961-1980)
Autor: Braghini, Katya Mitsuko Zuquim 
Primeiro orientador: Munakata, Kazumi
Resumo: Este estudo histórico apresenta a imagem que foi construída sobre a juventude nos anos 1960 e 1970 a partir dos artigos produzidos e publicados na Revista da Editora do Brasil S/A (EBSA). Por se apresentar notadamente favorável ao governo autoritário este periódico educacional pode ser considerado como uma espécie de contra-face da juventude que, à época se manifestava de formas variadas. Foi levado em consideração que diante dos manifestos juvenis um projeto de juventude foi organizado pelos editores do periódico possivelmente buscando um ideal de jovem que fosse mais conveniente ao regime instituído pelo golpe militar. Foram selecionados 211 registros de seções variadas - relatórios governamentais, leis, artigos de outros veículos de comunicação, comunicados de órgãos variados, colaborações de pesquisadores - cujos conteúdos estampavam os termos juventude , jovens , estudantes , dentro de um lote de 228 edições, todos, organizados por meio de um banco de dados. A base documental foi ampliada levando em consideração outras referências citadas na Revista. Para a análise dos discursos foram levados em consideração os trabalhos de Ginzburg sobre o deciframento das fontes. A pesquisa indicou uma aversão à rebeldia e à mobilização estudantil; um medo generalizado pela tomada de espaços e ritos dos adultos pelos jovens; um plano de saneamento da juventude e uma idealização do jovem que seria conveniente muito mais como modelo para os jovens desmobilizados do que para o ajustamento daqueles que se manifestavam de formas inadequadas
Abstract: This historical study presents the image of youth that was built in the 1960s and 1970s based on articles produced and published by the Revista da Editora do Brasil S/A (EBSA). Since it clearly approved the authoritarian government, this educational journal might be considered as the other side of the youth that at the time manifested in various manners. These youth manifestations resulted in the creation of a youth project organized by the editors of the journal, possibly looking for an ideal youngster who would be more convenient to the regime instituted by the military coup d état. A total of 211 reports were selected from different sections governmental reports, laws, articles from other communication channels, reports from various entities, collaborations from researchers the content of which included the terms youth , youngsters , students , within a set of 228 editions, all of them organized using a database. The documentation on which the research was based was enlarged taking into consideration other references mentioned in the Revista. The studies by Ginzburg about deciphering sources were used in speech analysis. The research indicated an intense dislike of rebelliousness and student mobilization; a generalized fear of spaces and rites being taken from adults by youngsters; a plan to cleanse youth and an idealization of a youngster that would be much more convenient as a role model for the demobilized youngsters rather than used to help adjust those who inadequately manifested their ideas
Palavras-chave: Estudantes
Pensamento conservador
Youth
Student
Conservative thought
EBSA (Revista)
Editora do Brasil -- Historia
Juventude -- Brasil -- Historia
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade
Citação: Braghini, Katya Mitsuko Zuquim. A vanguarda brasileira : a juventude no discurso da revista Editora do Brasil s/a (1961-1980). 2010. 353 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10781
Data de defesa: 12-Mar-2010
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade

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