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Tipo do documento: Dissertação
Título: A transformação do especialista em líder: um estudo de caso em empresa de telecomunicações
Título(s) alternativo(s): The transformation of specialist in leader: a case study in a telecommunications company
Autor: Oliveira, Alexandre Vieira de 
Primeiro orientador: Trevisan, Leonardo Nelmi
Resumo: Promover especialistas em líderes sem o devido preparo pode ser visto como uma prática aceitável dentro de uma determinada organização. Quando promovido, estes profissionais podem ter dificuldades em liderar um grupo, pois ainda estão fortemente ligados às atividades e competências técnicas e a organização pode perder eficiência se não assumir a responsabilidade em promover um ambiente de aprimoramento em gestão, dando condições e também exigindo que os novos líderes se desenvolvam nas novas habilidades. O presente trabalho tem como objetivo identificar como e por quais motivos os técnicos especialistas de uma empresa de telecomunicações alcançaram a posição de líderes e se eles complementaram sua formação após serem promovidos, alinhando habilidades técnicas e de liderança. Foram testadas três hipóteses (1) os especialistas almejavam a carreira gerencial dentro do planejamento de carreira, (2) os especialistas viam a promoção a líder como uma possibilidade de aumentar salários e ter uma posição de destaque e (3) se havia um trabalho de melhoria contínua dos gestores da organização Alvo Telecom, identificando talentos e desenvolvendo-os antes e depois de assumirem a função de liderança. Sustentada por um referencial teórico que descreve o profissional especialista na área tecnologia da informação (TI) e a liderança contemporânea, a pesquisa adotou o estudo de caso como método de pesquisa, com abordagem exploratória e procedimento metodológico qualitativo, baseado em entrevistas estruturadas com questionário de questões abertas e fechadas. Do resultado obtido nas entrevistas de nove líderes daquela organização, quase a totalidade dos entrevistados desejavam não mais seguir a carreira puramente técnica, porém poucos se estruturaram academicamente com antecedência à primeira oportunidade oferecida para gerenciar pessoas, embora detivessem características e os traços de liderança. A promoção se dava através do reconhecimento pelo desempenho como técnico e também considerava potenciais habilidades de liderança identificadas pelos superiores. Não havia um desejo de obter apenas um aumento salarial, mas sim contribuir com a organização além de suas funções técnicas e repassar seu conhecimento aos membros de um grupo. Os líderes tinham características próprias para o exercício da liderança, entretanto faltava desenvolvimento de outras e eles esperavam, de alguma maneira, que a organização os orientasse e fizesse um balanço periódico de suas realizações
Abstract: Promoting specialists to leaders without previous preparation can be considered an acceptable practice in some organizations. When promoted, those professionals can face some difficulties in leading a group because they are still connected to their previous competencies as a technician, and the organization can lose some efficiency if it does not take the responsibility in developing its leadership giving support on leaders development. This paper intends to identify how and why technical specialists became leaders, and if they completed their knowledge after being promoted, connecting technical and leadership skills. It has been tested three hypotheses (1) specialists have been desired leadership position in their career planning, (2) specialists considered promotion to leader as a pay grade increase, and have a prominent position, and (3) if there was a continuous improvement of Alvo Telecom leaders, identifying talents and developing them before and after they take the leadership role. Supported by a theoretical framework that describes the professional experts in information technology (IT) and contemporary leadership, the research adopted a case study as a research method, with exploratory and qualitative methodological approach, based on interviews with structured questionnaire composed by open and closed questions. The result obtained after interviewing nine leaders of that organization, almost all of them no longer wished to continue in their technical career, however few have really prepared before getting an opportunity to lead a team, although they possessed characteristics and traits of leadership. The promotion was due to their performance as technician, and their superiors also considered existent leadership skills. There was not a direct objective of getting a raise, but contribute more to the organization beyond their technical role, and transmit knowledge to team members. Leaders had own characteristics of leadership, however lacked developing others, and they expected, somehow, that the organization could direct them and do a periodic evaluation of their accomplishments
Palavras-chave: Especialista
Técnico
Tecnologia da informação
Líder
Liderança contemporânea
Specialist
Technician
Information technology
Leader
Contemporary leadership
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Administração
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração
Citação: Oliveira, Alexandre Vieira de. The transformation of specialist in leader: a case study in a telecommunications company. 2013. 89 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1078
Data de defesa: 9-Oct-2013
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração

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