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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10777
Tipo do documento: Dissertação
Título: A educação teológica batista no Brasil: uma análise histórica de seu ideário na gênese e a sua transformação no período de 1972 a 1984
Autor: Rega, Lourenço Stelio
Primeiro orientador: Barreira, Luiz Carlos
Resumo: O surgimento dos seminários para a formação do ministro religioso batista no Brasil seguiu, em geral, as tendências dos demais grupos protestantes que aqui se implantaram. Foram criados para prover às comunidades ministros capacitados ao exercício religioso de sua função. A narrativa factual de sua origem é um trabalho sem grandes dificuldades, pois entre os batistas brasileiros isso ocorreu em data não tão remota, há pouco mais de cem anos, através de classes teológicas no Rio de Janeiro, no Nordeste, e depois na fundação do Seminário de Recife em 1902, e no Rio de Janeiro, em 1908, quando foi organizado o Seminário do Sul, primeiro seminário oficial dos batistas brasileiros. Esta pesquisa se dedica, num primeiro momento, a organizar os períodos históricos da denominação batista, bem como de sua educação teológica no Brasil, escrevendo uma história acontecimento. Num segundo momento, o trabalho vai além de se contar seqüencial e cronologicamente o passado que ocorreu, pois nessa parte da pesquisa o objetivo é analisar os fatos para demonstrar que sujeitos ativos buscaram organizar a educação teológica batista no Brasil motivados por interesses em concretizar matrizes formativas nos ministros batistas brasileiros. Neste caso a abordagem utiliza-se da história-problema em busca de dados geradores do ideário na gênese da educação teológica batista no Brasil, bem como a sua mais destacada alteração ocorrida entre 1972 a 1984 na instituição de maior significado histórico no grupo pesquisado, o Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil, no Rio de Janeiro, RJ. Assim, esta pesquisa apresentará não apenas a história como ciência do passado, mas como ciência do homem e do tempo
Abstract: The establishment of seminaries to form Baptist Protestant ministers in Brazil followed, in general terms, the trends of other religious groups which were settling in the country. These seminaries were created to provide communities with ministers qualified to the exercise of their religious duties. The factual narrative of its origin is a work with no major difficulties, since among Brazilian Baptists this occurred not so long ago, this was a little over one hundred years ago, in Rio de Janeiro, by means of theological classes. Then came northeast Brazil where the seminary was founded in 1902. The Southern Baptist Seminary was established in Rio in 1908, and was the first official seminary of Brazilian Baptists. This research aims at, at its outset, to organize the historical periods of the Baptist denomination in Brazil, as well as of its theological education efforts by means of a narrative of its main events . At a second stance, the work goes beyond the description of the sequential and chronological aspects of the denomination s past, for in this part of the research the objective is to analyze the facts in order to demonstrate that active agents aimed at organizing Baptist theological education in Brazil trying to establish formative matrices in Brazilian Baptist ministers. In this case the problem-history approach is used in search of the generating data of the governing ideas at the beginnings of theological education in Brazil, as well as its most outstanding change occurred from 1972 through 1984 in the most historically significant institution in the group researched, namely, The Southern Baptist Theological Seminary in Brazil, in Rio de Janeiro. Therefore this research will present not only history as science of the past, but also as science of man and time
Palavras-chave: Educação teológica
História-problema
Ideário
Education
Theological education
Baptists
Problem-history
Governing ideas.
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade
Citação: Rega, Lourenço Stelio. A educação teológica batista no Brasil: uma análise histórica de seu ideário na gênese e a sua transformação no período de 1972 a 1984. 2000. 256 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2000.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10777
Data de defesa: 28-Feb-2000
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade

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