REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/10773
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorLobo, Stella Maris Alvares-
dc.contributor.advisor1Giovanni, Luciana Maria-
dc.date.accessioned2016-04-27T16:34:01Z-
dc.date.available2005-06-16-
dc.date.issued2005-06-29-
dc.identifier.citationLobo, Stella Maris Alvares. Program of professional information: an activity of professional orientation in school. Analysis of a curricular guide.. 2005. 113 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/10773-
dc.description.resumoO relato de pesquisa aqui apresentado está centrado na análise documental de um guia curricular produzido na década de 1970 pela Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas (CENP), órgão ligado á Secretaria de Estado de Educação de São Paulo (SEESP), para a atividade Programa de Informação Profissional (PIP). Essa atividade foi obrigatória para os primeiros anos do então 2º grau nas escolas públicas estaduais de São Paulo, no período entre 1977 e 1982. Para essa análise foram considerados autores que tratam da relação entre a escola e a seleção de conteúdos culturais (Gimeno Sacristán e Forquin) como também autores que tratam do tema da orientação e informação profissional temas específicos da atividade PIP a partir de uma perspectiva crítica (Ferretti e Pimenta). O objetivo desse trabalho é o de verificar por meio da análise da legislação e principalmente, do material existente o guia curricular Programas de Informação Profissional como componente curricular do ensino de 2º grau , desenvolvido pela CENP para a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, como a informação profissional foi apresentada à comunidade escolar, tomando como indicadores a seleção de conteúdos sobre o assunto, a definição de objetivos, a proposição de atividades e as referências bibliográficas, tendo em vista o momento político e social em que se encontrava o Brasil, a partir do recorte temporal 1978-1982 anos em que a atividade fez parte dos currículos do ensino de 2º grau . Os resultados permitem não só compreender a proposta sob análise e sua trajetória no sistema escolar paulista, mas também fornecem elementos para compreensão da atividade de orientação profissional na escola atual.por
dc.description.resumoO relato de pesquisa aqui apresentado está centrado na análise documental de um guia curricular produzido na década de 1970 pela Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas (CENP), órgão ligado á Secretaria de Estado de Educação de São Paulo (SEESP), para a atividade Programa de Informação Profissional (PIP). Essa atividade foi obrigatória para os primeiros anos do então 2º grau nas escolas públicas estaduais de São Paulo, no período entre 1977 e 1982. Para essa análise foram considerados autores que tratam da relação entre a escola e a seleção de conteúdos culturais (Gimeno Sacristán e Forquin) como também autores que tratam do tema da orientação e informação profissional temas específicos da atividade PIP a partir de uma perspectiva crítica (Ferretti e Pimenta). O objetivo desse trabalho é o de verificar por meio da análise da legislação e principalmente, do material existente o guia curricular Programas de Informação Profissional como componente curricular do ensino de 2º grau , desenvolvido pela CENP para a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, como a informação profissional foi apresentada à comunidade escolar, tomando como indicadores a seleção de conteúdos sobre o assunto, a definição de objetivos, a proposição de atividades e as referências bibliográficas, tendo em vista o momento político e social em que se encontrava o Brasil, a partir do recorte temporal 1978-1982 anos em que a atividade fez parte dos currículos do ensino de 2º grau . Os resultados permitem não só compreender a proposta sob análise e sua trajetória no sistema escolar paulista, mas também fornecem elementos para compreensão da atividade de orientação profissional na escola atual.por
dc.description.abstractThe research report here presented is focused on the documental analysis of a curricular guide produced in the 70s by the Coordination of Studies and Pedagogical Norms (CENP Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas), organ connected to the State Bureau of São Paulo Education (SEESP Secretaria de Estado de Educação de São Paulo) to the activity entitled as Program of Professional Information (PIP Programa de Informação Profissional). It had been a compulsory activity from 1977 to 1982 for the first grades of what we used to call Secondary School (2º grau) in São Paulo state public schools. For this analysis, we have considered authors who deal with the relation between the school and the selection of cultural contents (Gimeno Sacristán and Forquin) and also authors who deal with the theme of the professional choice and information specific themes of the PIP activity from a critical perspective (Ferretti and Pimenta). The aim of this research is to verify, by means of the analysis of the legislation and, mainly of the existent material the curricular guide Programs of Professional Information as curricular component of the Secondary School Teaching , how the professional information had been presented to the school community, taking as indicators the selection of contents about the subject, the definition of goals, the proposition of activities and the bibliographical references, considering the Brazilian social political environment, from 1978 to 1982 years in which the activity had been part of the Secondary School teaching curricula. The results allow us not only to comprehend the analyzed proposal and its course in São Paulo school system, but also to provide elements to the comprehension of the activity of professional orientation in the current school.eng
dc.description.abstractThe research report here presented is focused on the documental analysis of a curricular guide produced in the 70s by the Coordination of Studies and Pedagogical Norms (CENP Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas), organ connected to the State Bureau of São Paulo Education (SEESP Secretaria de Estado de Educação de São Paulo) to the activity entitled as Program of Professional Information (PIP Programa de Informação Profissional). It had been a compulsory activity from 1977 to 1982 for the first grades of what we used to call Secondary School (2º grau) in São Paulo state public schools. For this analysis, we have considered authors who deal with the relation between the school and the selection of cultural contents (Gimeno Sacristán and Forquin) and also authors who deal with the theme of the professional choice and information specific themes of the PIP activity from a critical perspective (Ferretti and Pimenta). The aim of this research is to verify, by means of the analysis of the legislation and, mainly of the existent material the curricular guide Programs of Professional Information as curricular component of the Secondary School Teaching , how the professional information had been presented to the school community, taking as indicators the selection of contents about the subject, the definition of goals, the proposition of activities and the bibliographical references, considering the Brazilian social political environment, from 1978 to 1982 years in which the activity had been part of the Secondary School teaching curricula. The results allow us not only to comprehend the analyzed proposal and its course in São Paulo school system, but also to provide elements to the comprehension of the activity of professional orientation in the current school.eng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/23503/StellaMarisLobo.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedadepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino médio - São Paulo (estado)por
dc.subjectOrientação profissionalpor
dc.subjectinformação profissionalpor
dc.subjectalterações curricularespor
dc.subjectSecondary Schooleng
dc.subjectProfessional Orientationeng
dc.subjectProfessional Informationeng
dc.subjectCurricular alterationeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ORIENTACAO E ACONSELHAMENTO::ORIENTACAO VOCACIONALpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ORIENTACAO E ACONSELHAMENTO::ORIENTACAO VOCACIONALpor
dc.titlePrograma de informação profissional: Uma atividade de orientação profissional na escola. Análise de um guia curricularpor
dc.title.alternativeProgram of professional information: an activity of professional orientation in school. Analysis of a curricular guide.eng
dc.typeDissertaçãopor
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