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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10754
Tipo do documento: Tese
Título: As práticas dos professores de história nas escolas estaduais paulistas nas décadas de 1970 e 1980
Autor: Prado, Eliane Mimesse 
Primeiro orientador: Munakata, Kazumi
Resumo: Este estudo pretende apresentar como foram desenvolvidas as aulas da disciplina História nas séries do 1º e do 2º graus, a partir da análise das práticas cotidianas dos professores das escolas estaduais paulistas, nas décadas de 1970 e de 1980. A pesquisa justifica-se pela lacuna existente, sobre este assunto, nas publicações que tratam da história do ensino de História. O período para o estudo foi delimitado entre os anos de 1972 e 1988, justifica-se, a princípio, pela inexistência de fontes arquivadas com datas anteriores ao ano estabelecido como inicial e por coincidir com a publicação da Reforma do Ensino e finaliza quando pode-se notar o efetivo retomo das aulas da disciplina História nas grades curriculares do ensino de 1º e de 2º graus. As fontes analisadas para a sistematização destas informações foram os relatórios de estágios produzidos para a disciplina Prática de Ensino, ministrada, a rigor, nos dois últimos semestres do curso de Licenciatura em História da Universidade de São Paulo. Selecionou-se apenas os relatórios de estágios de observações, realizados em escolas estaduais localizadas na área metropolitana da capital paulista. Os livros didáticos adotados pelos professores e os citados como material de apoio foram também utilizados como fontes. Visou-se compreender como as tendências teórico metodológicas influenciaram os professores na exposição dos conteúdos e na elaboração dos exercícios para fixação do conhecimento nas aulas da disciplina História. Efetuou-se o levantamento das publicações referentes a metodologia do ensino acessível a estes profissionais durante o período estudado. Constatou-se que os conteúdos transmitidos nas aulas orginavam-se de consultas e leituras de manuais e de livros didáticos, raramente as sugestões programáticas para os conteúdos, as atividades ou os exercícios, contidas nas propostas curriculares oficiais eram acatadas. Os métodos de ensino foram aplicados segundo a interpretação de cada professor, o mesmo procedimento pode ser identificado com relação aos critérios e aos formatos das avaliações do rendimento escolar. Os materiais curriculares de uso corrente limitaram-se aos recortes de jornais diários e as revistas semanais. Conclui-se que, o processo de desenvolvimento das práticas estruturou-se devido as interpretações efetuadas pelos profissionais que lecionavam a disciplina em questão. As interpretações receberam influências da formação acadêmica de cada profissional, do acesso as publicações específicas, da infra-estrutura oferecida pelo estabelecimento em que ministravam as aulas e das condições sócio-econômicas de seus alunos. As fontes analisadas propiciaram possibilidades de vislumbrar perspectivas diferenciadas na compreensão dos procedimentos construídos nas práticas cotidianas das salas de aulas da disciplina História nas escolas estaduais paulistas
Abstract: Starting from the analysis of daily teaching practice at public schools in São Paulo State, this study intends to present the way History classes were taught throughout 1st and 2nd degree (11 to 17 year old students), during the 70s and 80s. The research takes place in the hiatus over the publication about the history of History teaching. The study focus the years between 1972 - besides the lack of dated filed sources before it, this year marks the publication of Reforma do Ensino (Education Reform) - and 1988 - when History was effectively reintroduced in the regular curriculum. The researched sources for organizing this information were the apprenticeship reports for the discipline of Teaching Practice, generally offered in the two last terms of Licenciatura em História da Universidade de São Paulo (Major in History). The reports were limited to those of observation practicing, placed in public schools in the area near São Paulo City. Textbooks and other supporting material were also analyzed. There were, as well, an attempt to comprehend how far the History teacher's explanations as well as the exercises they formulated were affected by the methodology and theory tendencies by the time. For that, it was necessary to examine that time available teaching methodology publications, in which it was concluded that the content of the classes was based on manual and textbooks reading; the official curricular proposals were rarely adopted, and methodologies and evaluation systems were applied according to each educator's interpretation. The common curricular materials were limited to daily newspaper clippings and weekly magazines. By this, it was concluded that the development of the related practices were structured by the professionals that were engaged to the discipline in question. Their interpretations were influenced by many factors, such as particular academic education, access to specific publication, structure of the school they taught at and their student's social-economic conditions. The analyzed sources offered different perspectives among the daily methodology applied in History classes in São Paulo State's public schools
Palavras-chave: Prática dos professores
Ensino de História
Metodologia de ensino
Teaching practice
History teaching
Teaching methodology
Historia -- Estudo e ensino -- 1970-1980 -- Sao Paulo (estado)
Historia -- Metodologia -- 1970-1980 -- Sao Paulo (estado)
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade
Citação: Prado, Eliane Mimesse. As práticas dos professores de história nas escolas estaduais paulistas nas décadas de 1970 e 1980. 2004. 314 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2004.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10754
Data de defesa: 30-Nov-2004
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade

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