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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10749
Tipo do documento: Dissertação
Título: Dos concursos públicos e da política de recrutamento de professores do ensino fundamental I, no município de São Paulo
Autor: Costa, José Cícero da
Primeiro orientador: Sass, Odair
Resumo: A presente pesquisa parte da hipótese que dependendo do partido político e/ou grupo hegemônico instalado no comando do executivo, as políticas de recrutamento e os critérios para os concursos públicos podem variar. Neste sentido, com o objetivo de desvendar diferenças e semelhanças nas gestões municipais, este estudo procurou analisar os concursos de provimento para professor de ensino fundamental I em três governos do Município de São Paulo. Mesmo reconhecendo a relevância de concursos públicos em relação a outras formas de contratação, os concursos, muitas vezes, possuem objetivos que não são apenas os de "democratizar" o acesso e escolher os melhores professores. Dessa forma, a questão central desse trabalho foi revelar elementos que os editais dos concursos não explicitam adequadamente. Esses elementos seriam: itens e pontuações dos títulos; critério para classificação nas provas; ênfase ou predominância de determinados autores, assuntos ou concepções; preponderância de determinados periódicos, livros ou legislações; vínculo da bibliografia solicitada com os cursinhos preparatórios; venda de livros ou apostilas, bem como a seleção de professores a partir da expectativa da administração. O número de professores efetivos e não efetivos no ensino fundamental I, a periodicidade entre os concursos, o tempo entre a homologação dos concursos e a convocação para posse, também foram elementos imprescindíveis para compreender a política de recrutamento nas gestões estudadas. O levantamento das legislações concernentes aos concursos públicos no Brasil, tendo como enfoque o provimento de professores de ensino fundamental I, bem Como os editais e os processos dos concursos, subsidiados por dados oficiais, se constituíram em fontes principais deste estudo. Portanto, esta pesquisa, que pode ser considerada de natureza empírico exploratória, por meio das fontes mencionadas, procurou compreender e analisar a política de recrutamento e o modelo de concurso desenvolvidos no município de São Paulo entre 1983- 96. Este trabalho concluiu que, excetuando outros aspectos, existe ineficiência; na política de recrutamento; há problemas nos concursos públicos baseados quase que exclusivamente em provas constituídas de questões de múltipla escolha; a transparência, a neutralidade e o caráter democrático dos concursos públicos ainda não foram plenamente atingidos, há diferenças e semelhanças importantes entre os concursos realizados nos governos municipais de Mário Covas (10/05/83 - 31/12/85), Luíza Erundina (01/01/89-31/12/92) e Paulo Salim Maluf (01/01/93 - 31/12/96)
Abstract: The present research starts from the hypotheses that depending on the political party and/or hegemonic group placed on the command of the headquarters, recruitment politics and the criteria for the public contest may vary. This way, aiming to c1ear up the differences and similarities on the municipal management, this study has tried to analyze the providing teachers contest for the basic I in three São Paulo municipal district management. Even recognizing the relevance of the public contests regarding another hiring forms, the contests, most of the time, engage goals that are not only for "democratising" the access and selecting the best teachers. For this aspect, the main point of this work was to expose some elements that the publishing contests do not explicit suitably. These elements are: items and titles punctuation; criteria for tests classification; emphasis or predominance over certain authors, subjects or conceptions, preponderance of certain periodicals, books or legislation; linking the demanded bibliography with preparatory courses; books and study notes sales, as well the teachers selections from the management point of view. The number of effective and non-effective teachers on the basic I, the periodicity among the contests, the time between the legal ratification of the contest and the entrance convocation, were the vital elements to understand the recruiting politic over the studied administrations. For fulfilling this research, which might be considered empirical-explanatory, the gathering of the concerning legislation of public contests in Brazil, focusing on the teachers providing for the basic I; the publishing and the contest process, subsided by official data, have become the main source of understanding and analyze the recruiting politic and the contest models developed in the São Paulo municipal district within 1983 and 1996. This research conc1ude that, excepting other aspects, exists an inefficient recruiting politic;there are problems on the public contests based nearly exc1usivelyon tests consisted of multiple choice questions; the transparency; the neutrality and democratic feature of the public contest yet, has not been totally reached, exist important similarities and differences among the contests accomplished during Mario Covas (May 10th,83 to Dec. 31st, 85), Luiza Erundina's (Jan. 01st , 89 to Dec. 31st, 92) and Paulo Salim Malufs (Jan. 01st, 93 to Dec. 315\ 96) municipal district administration
Palavras-chave: Educacao e municipio -- Sao Paulo (cidade)
Professores de primeiro grau -- Concursos -- Sao Paulo (cidade)
Ensino publico
Gestao municipal
Provimento de professores
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade
Citação: Costa, José Cícero da. Dos concursos públicos e da política de recrutamento de professores do ensino fundamental I, no município de São Paulo. 1999. 205 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1999.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10749
Data de defesa: 30-Nov-1999
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade

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