???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10720
Tipo do documento: Dissertação
Título: A indisciplina escolar nas pesquisas acadêmicas
Título(s) alternativo(s): The school indiscipline in academic research
Autor: Ledo, Valdir Aguiar 
Primeiro orientador: Giovanni, Luciana Maria
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo o estudo da indisciplina escolar nas pesquisas acadêmicas. Mais precisamente, trata-se de pesquisa bibliográfica realizada mediante levantamento e análise de Teses de Doutorado e Dissertações de Mestrado defendidas nos Programas de Pós-graduação em Educação da PUCSP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) e da FEUSP (Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo), no período de 2000 a 2006 instituições e período delimitados em função do número de produção a respeito da temática em questão. Antes da análise das pesquisas sobre indisciplina, realizou-se um mapeamento da produção nacional sobre disciplina e indisciplina escolares, no período de 1987 a 2006. Tal mapeamento foi realizado com base no banco de dados on line da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior). Após o referido mapeamento, são analisadas dez pesquisas sobre indisciplina escolar produzidas na PUC-SP e na USP, focalizando-se: questões metodológicas, objetivos, hipóteses e justificativas dessas pesquisas. São identificados nessas produções os atos de indisciplina. Em seguida, discute-se o conteúdo das obras, tendo como foco os seguintes aspectos: referências aos alunos e aos professores; referências à família e à escola; referências ao contexto local, ao sistema de ensino e ao contexto social. Por último, destacam-se as propostas e as recomendações dos pesquisadores destinadas às escolas e aos professores com o objetivo de amenizar as questões disciplinares
Abstract: This work aims the study of school indiscipline in the academic research. More precisely, it is based on biographical research carried out by means of survey and analysis of Doctor s degree dissertations and Master s degree theses in PUC-SP (Pontific Catholic University of São Paulo) and FEUSP (College of Education at the University of São Paulo), produced in post-graduation Programs in Education from 2000 to 2006. The institutes and periods were determined due to the production amount at the related theme. Before the research analysis on the subject, a mapping was accomplished related to the national production on both school discipline and indiscipline from 1987 to 2006. It was performed based on the on-line database of CAPES (Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel). After the mapping, ten researches about school indiscipline carried out at PUC-SP and USP were analyzed focusing on their methodological issues, objectives, hypotheses and justifications. In those works, the indiscipline acts were identified. Then, the works contents were discussed, focusing on the following aspects: reference to the students and teachers; reference to the family and school; reference to the local context, to the teaching system and to the social context. At last, the researchers proposals and recommendations directed to the schools and teachers with the purpose of softening the disciplinary issues were pointed out
Palavras-chave: Análise de teses e dissertações
Indisciplina escolar
Dissertations and thesis analyses
School discipline
School indiscipline
Disciplina escolar -- Dissertacoes e teses
Disciplina escolar -- Pesquisa
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade
Citação: Ledo, Valdir Aguiar. The school indiscipline in academic research. 2009. 245 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10720
Data de defesa: 26-Feb-2009
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Valdir Aguiar Ledo.pdf1,34 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.