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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10719
Tipo do documento: Dissertação
Título: Expectativas dos alunos concluintes do ensino médio público estadual com relação ao ingresso no ensino superior: conhecimento do ProUni e FIES
Título(s) alternativo(s): Expectations of students who are graduating at public state high school towards college admission: learning about ProUni and FIES
Autor: Silva, Ricardo Tadeu da 
Primeiro orientador: Rodrigues, Leda Maria de Oliveira
Resumo: A presente dissertação é resultado de pesquisa realizada em 2008, tendo como problema analisar quais as razões que direcionam os alunos concluintes do ensino médio da rede pública estadual da zona noroeste de São Paulo a pretender ingressar no ensino superior público ou privado. O objetivo de nossa pesquisa é analisar o conhecimento que os alunos do ensino médio noturno da rede pública estadual têm dos programas do governo federal (ProUni e FIES), como expectativa e expressão de ingresso no ensino superior privado. A coleta de dados foi feita a partir de um questionário, base fundamental da coleta. Os conceitos de capital cultural, econômico e social de Pierre Bourdieu foram empregados na análise, além dos trabalhos de Maria Alice Foracchi e Maria Helena Augusto, fontes para compreensão das expectativas dos estudantes, enquanto pertencentes a famílias de frações de classe média baixa. A hipótese de pesquisa com a qual trabalhamos é: o conhecimento das informações sobre os programas do governo federal (ProUni e FIES) depende do capital econômico, cultural de origem, e de relações sociais estabelecidas no âmbito social e no âmbito escolar. A pesquisa foi realizada em duas escolas da zona noroeste de São Paulo. As escolas foram escolhidas com base nos resultados obtidos pelas mesmas no Exame do ENEM 2007. Trabalhamos com a escola que obteve a maior e com a que obteve menor nota no ENEM 2007. Aplicamos o questionário em uma turma do 3° ano do ensino médio noturno de cada uma das escolas, totalizando 96 sujeitos. Escolhemos alunos do período noturno, por termos evidências que os identificam como sendo os excluídos em termos sociais e econômicos, muitos são trabalhadores, chegam cansados para as aulas e muitas vezes apresentam lacunas de aprendizagem. Com os resultados obtidos na análise, podemos afirmar: os alunos que apresentaram um bom conhecimento do ProUni podem ser diferenciados dos que não o conhecem, pelo fato de fazerem ou terem feito mais de um curso extracurricular, por dedicarem horas de estudo fora da sala de aula, uso da internet, realizarem viagens e por frequentarem museus, teatros e cinemas. As expectativas dos sujeitos que conhecem bem o ProUni podem ser resumidas como meio indispensável para o acesso ao mercado de trabalho e um caminho para a ascensão social. Em todos os aspectos relacionados ao capital cultural e social, os sujeitos da escola com maior nota no ENEM superam os sujeitos da escola de menor nota no ENEM. O capital econômico é praticamente o mesmo nas duas escolas
Abstract: The present dissertation is the result of a research accomplished in 2008, aiming to analyze the reasons that lead students who finish high school at public state net in Northwest area of Sao Paulo to intend to enter public or private colleges. The aim of the research is to analyze the knowledge that students who attend evening classes at the public state net have about the federal government programs (ProUni and FIES), as expectation and expression of being admitted at private colleges. The data collection was made through a questionary, collection fundamental basis. Pierre Bourdieu s cultural, economical and social capital concepts were used on the analysis, as well as Maria Alice Foracchi s and Maria Helena Augusto s works, sources for understanding the expectations of students who belong to lower classes families. The hypothesis of the research is: the knowledge about the federal government programs (ProUni and FIES) depend on the economical and cultural capital of the student, as well as on the social relations established at social and school ambits. The research took place at two schools in the Northwest area of Sao Paulo. The schools were chosen due to their results at the 2007 ENEM examination. We worked with two schools: those that got the best and the lower grades at the 2007 ENEM. We applied the questionary to a 3rd grade evening high school group of each school, coming down to 96 students. We have chosen students from the evening period because there are evidences that identify them as being the economical and social excluded ones lots of them are workers who get tired to school and many times they have learning gaps. With the results we got on the analysis we can state: the students who showed a good knowledge about ProUni are different from those who did not know about it owing to the fact of taking or having taken extracurricular courses, of dedicating hours to study out of the classroom, of using the internet, taking trips, going to museums, theaters and movies. The expectations of those who know ProUni can be abridged as an indispensable means to access the labor market and a way to social ascension. Among all aspects related to social and cultural capital, the subjects from the school with the higher grades at ENEM overcome the ones from the school with the lower grades. The economical capital is practically the same at both schools
Palavras-chave: FIES
ProUni
Acesso à educação superior
Sociology of education
College admission
Fundo de Financiamento ao Estudante de Ensino Superior
Programa Universidade para Todos
Ensino superior -- Brasil
Sociologia educacional -- Brasil
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade
Citação: Silva, Ricardo Tadeu da. Expectativas dos alunos concluintes do ensino médio público estadual com relação ao ingresso no ensino superior: conhecimento do ProUni e FIES. 2009. 125 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10719
Data de defesa: 18-Feb-2009
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade

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