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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10712
Tipo do documento: Dissertação
Título: O concurso público no processo de profissionalização docente: análise dos concursos realizados pela Prefeitura do Município de São Paulo (2004 e 2007) e perfil dos professores de história aprovados
Título(s) alternativo(s): The examination for public school teachers in the process of teacher's professionalization: analysis of the examinations released by the city hall country of São Paulo (2004 and 2007) and the profile of the approved history teachers
Autor: Santos, Lívia Freitas dos 
Primeiro orientador: Vicentini, Paula Perin
Primeiro coorientador: Marin, Alda Junqueira
Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo estudar as relações entre o concurso público, o processo de profissionalização dos professores e o perfil sócio-cultural dos professores aprovados. É integrante do projeto de pesquisa Processos de Formação de Professores e Estatuto Profissional do Magistério, da linha de pesquisa Escola e Cultura: perspectivas das Ciências Sociais, desenvolvidos no âmbito do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade. Analisaram-se os dois concursos recentes realizados pela Prefeitura do Município de São Paulo, para professor adjunto (2004) e para professor titular (2007), a organização da rede e da carreira docente deste município e o perfil sócio-cultural dos professores de História aprovados nos dois concursos, divididos por ordem de classificação e por concurso prestado (A1, A2, A3 e T1, T2, T3). Os referenciais norteadores da pesquisa foram Nóvoa, no que concerne ao processo de profissionalização docente; Weber, na análise do concurso enquanto instrumento da burocracia de Estado; e Bourdieu, para análise do perfil sócio-cultural dos professores, a partir de seus conceitos nucleares: capital cultural e social, campo e habitus. Para a análise, utilizou-se dos dispositivos legais para a organização do concurso (editais) e para a organização interna da rede municipal de educação (estatuto do magistério, leis, decretos, portarias); além de questionários aplicados aos professores de História aprovados, entre os meses de fevereiro e junho de 2008, sobre a sua origem, práticas culturais, formação, opinião sobre o concurso e a carreira. Verificou-se que o concurso está no cerne do processo de profissionalização dos professores, sendo um importante instrumento da burocracia moderna para a seleção; o edital revela o profissional esperado pelo Estado e a disputa pelo saber legítimo dentro do campo educacional operada pelos diversos grupos políticos; os diferentes cargos ocupados pelos professores e as inconstâncias legais provocam status diferenciado dentro da rede e desestabilização; as expectativas manifestas pelos professores em relação ao concurso e à profissão estão ligadas ao capital cultural que possuem e ao espaço social que ocupam
Abstract: This research aims at the study of the relationship between the examination for public school teachers, the process of teacher's professionalization and the socio-cultural profile of teachers approved. It is a member of the project of the research Processos de Formação de Professores e Estatuto Profissional do Magistério, from the line of research Escola e Cultura: As perspectivas das Ciências Sociais, developed in the ambit of the Studies of Post graduated program in Education: History, Politics, Society. It analyzes both recent examinations released by the City hall County of São Paulo, for Adjunct Professor (2004) and for Tenured Professor (2007), the County education system and career organization and the socio-cultural profile of the History teachers approved in both examinations , divided by classification order and by examination taken (A1, A2, A3, and T1, T2, T3). The research conducting referential are Nóvoa, in the matters to the process of educational professionalization; Weber in the analyses of the examination as a tool of the state bureaucracy and Bourdieu, to the analyses of the teachers' socio cultural profile, from their nuclear concepts, social and cultural capital, campus and habitus. For the analyses, two legal devices were used for the school teaching examination organization (edictal) and to the intern organization of the Education County net (school teaching statute, laws, decrees, lobbies; and also the questionnaires to the approved history teachers, applied between February and June, 2008, about their origin, cultural practices, graduation, opinions of the teachers process of professionalization being an important tool of the modern civil service for the selection, the edictal reveals the professional expected by the State and also the dispute for the genuine knowledge into the educational campus acted by many political groups; the different positions occupied by the teachers and the legal inconstancies provoke varied states and instability inside the net; the expectations presented by the teachers concerning the examination and the profession are linked to the cultural capital they have and the social space they occupy
Palavras-chave: Concurso público
Profissionalização docente
Rede municipal de ensino de São Paulo
Perfil sócio-cultural
Elementary school
History teacher
Public school teachers examination
Civil service
Educational professionalization
Education county net of São Paulo
Socio cultural profile
Professores de historia -- Sao Paulo (cidade) -- Concursos
Ensino fundamental -- Sao Paulo (cidade)
Professores de historia -- Sao Paulo (cidade) -- Formacao profissional
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade
Citação: Santos, Lívia Freitas dos. The examination for public school teachers in the process of teacher's professionalization: analysis of the examinations released by the city hall country of São Paulo (2004 and 2007) and the profile of the approved history teachers. 2009. 167 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10712
Data de defesa: 27-Feb-2009
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade

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