???jsp.display-item.social.title??? |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10702
Tipo do documento: | Tese |
Título: | A relação entre psicologia e alfabetização sob a óptica dos professores |
Autor: | Carvalho, Diana Carvalho de ![]() |
Primeiro orientador: | Sass, Odair |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo analisar a relação entre Psicologia e Alfabetização sob a óptica dos professores. Tal análise toma como base o referencial teórico da Psicologia Histórico-Cultural, especialmente os trabalhos dos psicólogos soviéticos Lev S. Vygotsky e Alexander R. Luria sobre o desenvolvimento das funções psicológicas superiores e a importância da escolarização na constituição do psiquismo. A questão central da pesquisa é como o professor alfabetizador opera, decodifica e recria, na prática pedagógica, as teorias psicológicas que fundamentam sua ação. Os sujeitos da pesquisa foram 24 professores de 1ª série de sete escolas estaduais da cidade de São Paulo. Os instrumentos utilizados foram questionário e entrevista aplicados a todos os professores pertencentes à amostra. Os resultados obtidos levam à confirmação das seguintes hipóteses de pesquisa: a) a alfabetização é compreendida pelos professores mais como uma aquisição cognitiva e pessoal da criança do que como um processo de inserção social e cultural; b) os professores alfabetizadores que participaram da pesquisa atribuem importância ao processo de alfabetização, mais pelas conquistas práticas e imediatas obtidas pela criança no seu dia a dia, do que pelas mudanças que este processo acarreta para o psiquismo infantil, especialmente quanto à possibilidade de um pensamento crítico e reflexivo |
Abstract: | The present work aims to analyse the relationship between Psychology and Literacy from teacher's point of view. Such analyses is conducted under the theoretical bases of Historic-Cultural Psychology, specially the works of Soviet psychologists Lev S. Vygotsky and Alexander R. Luria about the development of superior psychological functions and the importance of schooling in the constitution of psyche. The central question of this research is how the teacher responsible for literacy operates, decodes and recreates, in pedagogical practice, the psychological theories that support hislher actions. The research subjects were 24 teachers trem first grade in primary school, trom seven São Paulo state schools. The instruments used were a questionnaire and an interview undertaken with all subjects. The results confirm the following research hypothesis: a) literacy is understood by teachears more as a cognitive and personal acquisition of the child than as a process of social and cultural insertion; b) The teachers responsible for literacy that took part in the reseach value the literacy process, more for the child's day to day practic and immediate achievements, than for the changes that the process prometes in the child's psique, specially as to the possibility of promoting critical and reflective thinking |
Palavras-chave: | Alfabetizacao Professor alfabetizador Trabalho pedagogico |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da instituição: | PUC-SP |
Departamento: | Educação |
Programa: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade |
Citação: | Carvalho, Diana Carvalho de. A relação entre psicologia e alfabetização sob a óptica dos professores. 2000. 258 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2000. |
Tipo de acesso: | Acesso Restrito |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10702 |
Data de defesa: | 30-Nov-2000 |
Appears in Collections: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Diana Carvalho de Carvalho.pdf | 16,54 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.