REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade
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Tipo: Dissertação
Título: A concepção de educação na Revista Vozes durante os debates da LDB (1956 a 1965): o período de Frei Aurélio Stulzer
Autor(es): Assis, Paula Maria de
Primeiro Orientador: Munakata, Kazumi
Resumo: O objetivo desta pesquisa é analisar como a Revista Vozes de Petrópolis concebe a educação no decorrer da gestão editorial de Frei Alberto Stulzer, que corresponde também ao momento de discussão e implantação Lei de Diretrizes e Bases que foi assinada em 1961. Para tanto esta pesquisa tem como fonte principal artigos da própria revista, que além de fonte é também o objeto principal. Como objeto nos transporta para o campo da História Cultural. A revista não representa uma sociedade, em um determinado momento, mais do que isso, representa o esforço de uma determinada configuração social de impor sua imagem ao futuro. Parto da hipótese de que a Revista funcionava como veículo de comunicação eficiente, facilitando o diálogo entre as diversas esferas que compunham seu público leitor. A análise sob esse viés nos permitirá identificar as diversas áreas de atuação dos colaboradores que escreveram os artigos da Revista e interpretar a concepção de educação por eles demonstrado
Abstract: The main goal of this research is to analyze the conception of education in Vozes de Petrópolis Magazine during the editorial management of Frei Alberto Stulzer, which is also the time of the discussion and implementation of Law Guidelines and Bases which were signed in 1961. As a matter of fact, this research has as the main source articles from the magazine itself, which is not only the source but also the main subject. As the object, it leads us to the Cultural History field. The magazine does not represent a society, in a specific moment, more than that, it represents the labor of a determined social configuration of imposing its image to the future. The hypothesis, that the Magazine worked as a vehicle for efficient communication, making the dialogue easier between various spheres that made up their public reader, is the basis of this project. The analysis, under this view, will allow us to identify the various areas of expertise of staff who wrote the articles in the Journal, and interpret the design of education they have demonstrated
Palavras-chave: Vozes de Petrópolis
Revista
Magazine
Education
Stulzer, Aurelio -- Frei
Vozes (Revista)
Educacao -- Leis e legislacao -- Brasil
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade
Citação: Assis, Paula Maria de. A concepção de educação na Revista Vozes durante os debates da LDB (1956 a 1965): o período de Frei Aurélio Stulzer. 2008. 116 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10697
Data do documento: 29-Set-2008
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