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dc.creatorMoraes, Edmilson da Penha Banho-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4257856J1por
dc.contributor.advisor1Sass, Odair-
dc.date.accessioned2016-04-27T16:33:43Z-
dc.date.available2008-10-03-
dc.date.issued2008-09-30-
dc.identifier.citationMoraes, Edmilson da Penha Banho. School phisical education and basic education: the theachers´ vision about a curricular proposal of the discipline. 2008. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/10696-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem por objetivo, verificar a visão dos professores acerca de uma proposta de currículo de Educação Física para a Educação Básica e; verificar se o professor associa a formação inicial com a visão que mantém dessa proposta. O indicador tomado como referência do estudo é a Proposta Curricular de Educação Física Escolar versão preliminar (CENP, 2005). A pesquisa foi realizada com base nas informações obtidas junto a uma amostra de professores de Educação Física, titulares de cargo efetivos e ocupantes de função atividade (OFA) que lecionam no ensino básico nas escolas públicas estaduais, sob responsabilidade da Diretoria Regional de Ensino da Região de Caieiras, município da Grande São Paulo. A pesquisa fundamenta- se na teoria crítica, com destaque aos conceitos de formação, adaptação, alienação, emancipação, resistência e consciência. A base conceitual é desdobrada e articulada com a pesquisa empírica realizada mediante aplicação de um questionário à amostra de dezesseis professores, complementado por dados de entrevistas de uma subamostra desses professores. Os resultados sugerem que os professores da amostra recorreram a práticas convergentes com a proposta curricular em menor proporção que as práticas divergentes, pois afirmam na maioria das vezes o uso de atividades motoras baseadas nas técnicas e nas modalidades esportivas desarticuladas de objetivos definidos. Quanto à relação da formação inicial com a docência, tendo como referência a proposta, os professores demonstram evidências dessa relação, embora não se utilizem dos conteúdos e métodos presentes no mesmopor
dc.description.abstractThis research has the goal to check the theachers´vision about the proposal of curriculum of Physical Education to the Basic Education, and to check if the teacher relations the inicial formation with the vision that he keeps this proposal. The indication has been as referencial of study was the Curriculum Proposal of Physical Education - preliminary version ( CENP, 2005 ). The researh was realized with base in the information and observation of teachers Physical Education, office holder and temporary, that teach basic education in the school public, under care of Education Direction of Caieiras´region, municipal district of the greater SãoPaulo .The research was based in critical theory, with emphasis in the concepts of formation, adaptation,alienation, emancipation, resistance and conscience. The conceitual base was desenvolved and was articulate with empirical research that was realized with the aplication of questionary at sample involving sixteen teachers, and with result of interview this teachers.The result proposes that teachers of sample resorted to converging pratical with the curricular proposal in lesser proportion than divergent pratical, because it affirms, the greater number, the use of moving activities based in the technic and in the sports modality without articulation of definite objective. For that relation of inicial formation with the teachers, having been as reference the proposal the teachers give evidence of this relation, however they don´t make use of contents and methods present in the proposaleng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-27T16:33:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Edmilson da Penha Banho Moraes.pdf: 710796 bytes, checksum: 2f4e2656a56fbf5de75ede897bdff93c (MD5) Previous issue date: 2008-09-30eng
dc.description.sponsorshipSecretaria da Educação do Estado de São Paulo-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/22397/Edmilson%20da%20Penha%20Banho%20Moraes.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedadepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação física escolarpor
dc.subjectSchool phisical educationeng
dc.subjectAdaptationeng
dc.subjectEducacao fisica para criancaspor
dc.subjectProfessores de educacao fisicapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleEducação física escolar e a educação básica: a visão dos professores acerca de uma proposta curricular da disciplinapor
dc.title.alternativeSchool phisical education and basic education: the theachers´ vision about a curricular proposal of the disciplineeng
dc.typeDissertaçãopor
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