???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10696
Tipo do documento: Dissertação
Título: Educação física escolar e a educação básica: a visão dos professores acerca de uma proposta curricular da disciplina
Título(s) alternativo(s): School phisical education and basic education: the theachers´ vision about a curricular proposal of the discipline
Autor: Moraes, Edmilson da Penha Banho 
Primeiro orientador: Sass, Odair
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo, verificar a visão dos professores acerca de uma proposta de currículo de Educação Física para a Educação Básica e; verificar se o professor associa a formação inicial com a visão que mantém dessa proposta. O indicador tomado como referência do estudo é a Proposta Curricular de Educação Física Escolar versão preliminar (CENP, 2005). A pesquisa foi realizada com base nas informações obtidas junto a uma amostra de professores de Educação Física, titulares de cargo efetivos e ocupantes de função atividade (OFA) que lecionam no ensino básico nas escolas públicas estaduais, sob responsabilidade da Diretoria Regional de Ensino da Região de Caieiras, município da Grande São Paulo. A pesquisa fundamenta- se na teoria crítica, com destaque aos conceitos de formação, adaptação, alienação, emancipação, resistência e consciência. A base conceitual é desdobrada e articulada com a pesquisa empírica realizada mediante aplicação de um questionário à amostra de dezesseis professores, complementado por dados de entrevistas de uma subamostra desses professores. Os resultados sugerem que os professores da amostra recorreram a práticas convergentes com a proposta curricular em menor proporção que as práticas divergentes, pois afirmam na maioria das vezes o uso de atividades motoras baseadas nas técnicas e nas modalidades esportivas desarticuladas de objetivos definidos. Quanto à relação da formação inicial com a docência, tendo como referência a proposta, os professores demonstram evidências dessa relação, embora não se utilizem dos conteúdos e métodos presentes no mesmo
Abstract: This research has the goal to check the theachers´vision about the proposal of curriculum of Physical Education to the Basic Education, and to check if the teacher relations the inicial formation with the vision that he keeps this proposal. The indication has been as referencial of study was the Curriculum Proposal of Physical Education - preliminary version ( CENP, 2005 ). The researh was realized with base in the information and observation of teachers Physical Education, office holder and temporary, that teach basic education in the school public, under care of Education Direction of Caieiras´region, municipal district of the greater SãoPaulo .The research was based in critical theory, with emphasis in the concepts of formation, adaptation,alienation, emancipation, resistance and conscience. The conceitual base was desenvolved and was articulate with empirical research that was realized with the aplication of questionary at sample involving sixteen teachers, and with result of interview this teachers.The result proposes that teachers of sample resorted to converging pratical with the curricular proposal in lesser proportion than divergent pratical, because it affirms, the greater number, the use of moving activities based in the technic and in the sports modality without articulation of definite objective. For that relation of inicial formation with the teachers, having been as reference the proposal the teachers give evidence of this relation, however they don´t make use of contents and methods present in the proposal
Palavras-chave: Educação física escolar
School phisical education
Adaptation
Educacao fisica para criancas
Professores de educacao fisica
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade
Citação: Moraes, Edmilson da Penha Banho. School phisical education and basic education: the theachers´ vision about a curricular proposal of the discipline. 2008. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10696
Data de defesa: 30-Sep-2008
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Edmilson da Penha Banho Moraes.pdf694,14 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.