REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/10685
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMásculo, José Cássio-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796028J2por
dc.contributor.advisor1Munakata, Kazumi-
dc.date.accessioned2016-04-27T16:33:41Z-
dc.date.available2008-09-19-
dc.date.issued2008-08-29-
dc.identifier.citationMásculo, José Cássio. A coleção Sérgio Buarque de Hollanda: livros didáticos e ensino de história. 2008. 238 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/10685-
dc.description.resumoEste trabalho apresenta os resultados do estudo sobre a Coleção Sérgio Buarque de Hollanda, publicada no período de 1971 a 1989, pela Companhia Editora Nacional. A Coleção era formada por livros didáticos de História do Brasil e Geral, destinados aos alunos da 5ª a 8ª séries do antigo primeiro grau. A produção desses livros teve à sua frente o intelectual Sérgio Buarque de Hollanda e contou com a participação de outros professores da Universidade de São Paulo e da rede pública de ensino. Considerando que esses livros didáticos apresentavam um caráter inovador para os padrões editorias e de ensino de História da época, a investigação sobre os mesmos teve como objetivo analisar a participação dos diferentes sujeitos envolvidos na sua elaboração, as contradições de sua produção em face às mudanças políticas e educacionais do período, os indícios de práticas escolares dos professores e como todas essas situações se materializaram nos livros didáticos dessa Coleção. Para tal, foram analisados a documentação da Companhia Editora Nacional referente à produção dessa coleção e de outros livros didáticos de História, bem como, os aspectos gráficos e os conteúdos curriculares da Coleção Sérgio Buarque de Hollanda. A pesquisa teve como referencial teórico a História Cultural, sobretudo os autores que se dedicam a estudar a cultura escolar, como Chervel, Julia, Hébrard, Bittencourt, Munakata, Toledo entre outros. Dentre os resultados obtidos na pesquisa, e que serão apresentados neste trabalho, destaca-se a constatação de que a Coleção Sérgio Buarque de Hollanda primou pela qualidade, servindo como ferramenta de mudanças para aqueles que visam a um ensino de História de melhor qualidadepor
dc.description.abstractThis work presents the results of a research about Sérgio Buarque de Hollanda collection, published from 1971 to 1989, by Companhia Editora Nacional. This collection was composed of didactic books of General and Brazil s History, designated to students from the 5th to the 8th grade of elementary school. Sérgio Buarque de Hollanda was the principal writer of these books. Other teachers contributed for these work. They were teachers from the University of São Paulo and from the public schools. Considering that these books presented some innovations about editorial patterns and history teaching, the objectives of the investigation about them were: analyze the participation of different people involved in that elaboration, the contradictions between the political and educational changes of that period, the signs of scholar practice from the teachers and how these situations appears in didactic books of this collection. In order to do so, the documents from Companhia Editora Nacional were analyzed, principally the production of this collection and the other books of History, as well as the graphic aspects and the curricular contents of Sérgio Buarque de Hollanda collection. This research had Cultural History as theoretical reference, in special authors as Chervel, Julia, Hébrard, Bittencourt, Munakata, Toledo among others. Among the results of this research, and the ones that will be shown in this work, we distinguish Sérgio Buarque de Hollanda collection by its quality, serving as a tool of changes for those who want a better quality History teachingeng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/22383/Jose%20Cassio%20Masculo.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedadepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de históriapor
dc.subjectHistória da educaçãopor
dc.subjectDidactic bookeng
dc.subjectHistory teachingeng
dc.subjectHistory of educationeng
dc.subjectColecao Sergio Buarque de Hollandapor
dc.subjectHistoria (Primeiro grau) -- Estudo e ensino -- Livros didaticospor
dc.subjectLivros didaticos -- Brasilpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA coleção Sérgio Buarque de Hollanda: livros didáticos e ensino de históriapor
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jose Cassio Masculo.pdf44,9 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.