???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10678
Tipo do documento: Dissertação
Título: Artes na educação infantil: crítica das orientações e diretrizes curriculares
Autor: Ferri, Márcia Barcellos 
Primeiro orientador: Sass, Odair
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo verificar como o ensino de artes é inserido na educação infantil, tomando como foco de análise a relação entre adaptação e autonomia relativa ao aprendizado artístico. Este debate justifica-se na medida em que pode contribuir para reafirmar as especificidades da educação infantil e explorar a perspectiva de uma educação que não exerça somente a sua função de adaptação. Adotam-se, como fontes primárias de pesquisa, os documentos, Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e os Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil. Os conceitos básicos que orientam a análise do material são: experiência, formação, adaptação, autonomia, individuação, arte, indústria cultural e mímesis definidos com base em autores da teoria crítica. Baseia-se na hipótese de que as práticas pedagógicas do ensino de artes sugeridas pelas orientações e diretrizes curriculares favorecem mais a adaptação do que a autonomia da criança. Os documentos analisados evidenciam que mesmo o ensino de artes, que deveria possuir um caráter emancipador, tem sido orientado às instituições de educação infantil como um conhecimento prioritariamente instrumental, isto é, o ensino de artes é mais um elemento que corrobora para a efetivação da adaptação do sujeitos. Desse modo, o conhecimento relativo às artes ao invés de suscitar diferentes reflexões manifesta-se como um saber relacionado às demandas da sociedade atual, ou seja, do imediatamente dado
Abstract: The purpose of this research is to verify how arts teaching is inserted in child education, taking as focus of the analysis the relationship between adaptation and autonomy related to artistic learning. This debate justifies itself in the sense that it may contribute to reaffirm the specificity of child education and explore the perspective of an education that does not only play its adapting function. The main sources of research adopted are the documents, Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil and Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil. The basic concepts that guide the analysis of material are: experience, formation, adaptation, autonomy, individuation, art, cultural industry and mimesis defined based on the authors of critical theory. It is based on the hypothesis that the pedagogical practises of art teaching suggested by the curricular guidance and orientation favour more adaptation than child autonomy. The documents analyzed show that even the art, that has an emancipator characteristic, has been transmitted in the institutions of child education mainly as an instrumental knowledge, thus, art teaching is another item that corroborates to accomplishing subject s adaptation. This way, knowledge related to arts instead of exciting different ways of thinking appears as a kind of knowledge that is related only to the demands of nowadays society, that is, all is immediately given
Palavras-chave: Arte e educação infantil
Arts and child education
Autonomy
Critical theory
Arte -- Estudo e ensino (Elementar)
Educacao de criancas
Autonomia (Psicologia)
Teoria critica
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade
Citação: Ferri, Márcia Barcellos. Artes na educação infantil: crítica das orientações e diretrizes curriculares. 2008. 87 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10678
Data de defesa: 20-Aug-2008
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Marcia Barcellos Ferri.pdf443,89 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.