???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10676
Tipo do documento: Dissertação
Título: "As ações contribuindo para o sucesso e fracasso nas aulas de reforço para alunos da 4ª série que não sabem ler"
Autor: Dias, Elizabeth Dantas 
Primeiro orientador: Marin, Alda Junqueira
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo entender as ações pedagógicas de duas professoras, nas aulas de reforço para alunos da 4ª série Ciclo I Ensino Fundamental que não sabiam ler. Buscou entender como essas ações se configuraram, considerando dois conceito: reconhecer e compreender. Tendo em vista os conceitos, investigou que estratégias foram adotadas para o ensino da leitura nas aulas de reforço. Sendo assim, foi feito acompanhamento das ações docentes, com observação direta das aulas de reforço duas vezes por semana, no primeiro e segundo semestre de 2007, fez-se o levantamento dos alunos da 4ª série que não sabiam ler, por meio de leitura de um pequeno texto e respostas a duas questões relativas ao texto lido, além de um exercício de correspondência, de palavras e frases a figuras. Também aplicou-se o Teste ABC, de Lourenço Filho. O objetivo do teste é verificar as condições básicas em que se encontra a criança para aprendizagem da leitura. Feita essa sondagem, verificou quantos alunos estavam predestinados a participarem do reforço. Contatou-se que nem todos os que não sabiam ler foram convocados para o reforço, porque não foram incluídos alunos que poderiam dar trabalho quanto à disciplina , ou não se mostrarem interessados. Considerando os dois conceitos de reconhecer e compreender, a pesquisa teve como hipótese que as aulas de reforço poderiam auxiliar esses alunos que não sabem ler. As ações desenvolvidas se limitaram ao trabalho de decodificação e reconhecer letras e palavras. A hipótese não foi confirmada porque ao final do reforço os alunos só decodificavam letras e palavras, mas não chegaram ao domínio da leitura com compreensão
Abstract: This research had the objective of understanding the pedagogical actions of two teachers teaching reinforcement classes for fourth-grade elementary students who did not know how to read. It sought to understand how these actions were configured, considering the following two concepts: recognition and comprehension. With these concepts in mind, the strategies used to teach reading in the reinforcement classes were investigated. The pedagogical actions were followed by direct observation of the reinforcement classes twice a week during the first and second semesters of 2007. An assessment of fourth-grade students who did not know how to read was made by an exercise of reading a short text and answering two questions related to the text and by an exercise of matching words and phrases to pictures. Loureço Filho s ABC Test was also administered. The purpose of this test was to verify how many students were predestined to participate in reinforcement classes. Not all students who did not know how to read were invited to attend reinforcement classes, for those who might cause too much work with respect to discipline and those who did not show interest were not included. Considering the two concepts of recognition and comprehension, the research had the hypotethis that the reinforcement classes could help these students who did not know how to read. The pedagogical actions employed were limited to decodification and recognition of letters and words. The hypothesis was not confirmed because by the end of the reinforcement classes, the students were able to decodify letters and words but did not attain comprehension of the literature
Palavras-chave: Reforço escolar
Leitura e escrita
Compreender
Reinforcement classes
Elementary school
Reading and writing
Recognition
Comprehension
Alfabetizacao
Ensino fundamental
Leitura
Rendimento escolar
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade
Citação: Dias, Elizabeth Dantas. "As ações contribuindo para o sucesso e fracasso nas aulas de reforço para alunos da 4ª série que não sabem ler". 2008. 178 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10676
Data de defesa: 25-Aug-2008
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Elizabeth Dantas Dias.pdf4,91 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.