???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10672
Tipo do documento: Dissertação
Título: Escola e violência: análise de dissertações e teses sobre o tema produzidas na área de educação, no período de 1990 a 2000
Autor: Nogueira, Rosana Maria César Del Picchia de Araujo 
Primeiro orientador: Crochik, José Leon
Resumo: A proposta do estudo foi analisar e refletir sobre a produção científica dos programas de pós-graduação em Educação, sobre a temática "escola e violência", no período de 1990 a 2000 com base no referencial da Teoria Crítica, representada pelos autores Max Horkheimer, Theodor Adorno e Herbert Marcuse. Entendendo que pesquisa científica pode e deve contribuir para a elucidação da violência na sociedade e, em particular, na manifestação do fenômeno na escola, delimitou-se o campo de investigação nas teses e dissertações sobre o tema, catalogadas no CD-ROM ANPEd/99, nas bibliotecas da USP e PUC/SP. Adotou-se como recorte as pesquisas dos programas de pós-graduação em Educação da USP e PUC/SP pelo fácil acesso ao material empírico e pela maior concentração do material nestas universidades no período de 1990 a 2000. Partiu-se do pressuposto de que os pesquisadores deram mais atenção à violência fisica e não fisica em conjunto em seus trabalhos que os estudos sobre violência da escola e na escola estão mais preocupados com a falta de disciplina em alunos (indisciplinas) e de que as explicações da violência dão mais ênfase ou a aspectos individuais, ou sociais, ou sociais e individuais associando-os ou ainda tentam relacionar os dois aspectos, embora mantidos como entidades separadas, sem associá-los nas suas análises. Na pesquisa foi possível distinguir o aspecto da violência que os autores mais enfatizam - psicológico, sociológico ou ambos, sendo a ênfase no aspecto social a mais frequente os tipos de violência enfatizados em suas pesquisas, o que cada autor entendia por violência fisica, não fisica, da escola e na escola observar os referenciais teóricos trabalhados nas: pesquisas, assim como as propostas apresentadas por eles de modo a poder responder: como a violência, em sua manifestação na escola, vem sendo estudada pelos pesquisadores
Abstract: The aim of this studies is to analyze and retlect upon scientific production in post graduate education programs about the theme "School and Violence", done from 1990to 2000 and based on Critical Theory, reference book by Max Horkheimer, Theodor Adorno and Herbert Marcuse. Considering scientific research as an important tool for helping clear up the reasons for violence in society and specially in schools, the search field was limited by thesis and essays about aforesaid theme catalogued in Anped/99 CD-Rom and USP and PUC/SP libraries. These universities were chosen not only for easy acess to the empiric material but the great arnount of it as well. The idea carne from that researchers have given attention both to physical violence and no-physical violence in their studies. Researches about school violence and violence at school have focused on lack of discipline among students, putting more emphasis on either individual or social aspects, individual and social aspects in association, or even trying to relate both of those aspects, keeping them as entities though. The studies allowed to determine violence aspects which authors give greater prominence to: psychological, sociological or both of theme, kinds of violence, their comprehension about physical violence, no-physical violence, school violence and violence at school, to observe theoretical references used in their researches, as well as, the proposals presented by theme. In this way, we are able to answer how violence, demonstrated in schools, has been studied by researches
Palavras-chave: Pontificia Universidade Catolica de Sao Paulo Programa de Estudos Pos-Graduados em Educacao -- Teses e dissertacoes -- 1990-2000
Universidade de Sao Paulo -- Educacao -- Dissertacoes e teses -- 1990-2000
Violencia nas escolas -- Pesquisa
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade
Citação: Nogueira, Rosana Maria César Del Picchia de Araujo. Escola e violência: análise de dissertações e teses sobre o tema produzidas na área de educação, no período de 1990 a 2000. 2003. 143 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2003.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10672
Data de defesa: 30-Nov-2003
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Rosana Maria Cesar Del Picchia de Araujo Nogueira.pdf8,25 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.