???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10671
Tipo do documento: Dissertação
Título: A língua materna e a aquisição de conceitos matemáticos: estudo com alunos de 5ª série do ensino fundamental
Autor: Stancanelli, Renata
Primeiro orientador: Sass, Odair
Resumo: O tema desta pesquisa é o ensino e a aprendizagem de matemática. O problema é assim formulado: como as formas de comunicação (oral, escrita, representacional) contribuem para a aquisição de Conceitos matemáticos? A pesquisa tem por objetivo analisar a relação entre a língua materna (considerada como a primeira língua aprendida), oral e escrita, no processo de ensino e aprendizagem de matemática, especificamente o papel das formas de comunicação na aquisição de conceitos matemáticos. A investigação, de caráter quase-experimental, foi desenvolvida em uma escola particular de São Paulo, por meio da aplicação de três tratamentos experimentais, que exploraram o conceito de potenciação, utilizando uma amostra de 37 alunos(11 anos de idade) de quinta série. Na análise dos resultados, ancorada nos estudos sobre línguagem, pensamento e aquisição de conceitos, o principal interlocutor teórico foi Vygotsky. Conclui, em primeiro lugar, que uma linguagem (oral, escrita, representacional) não é mais importante que a outra na aquisição de conceitos matemáticos, mas se complementam neste processo e são utilizadas pelos alunos, a partir das propostas de atividades, dos seus conhecimentos e experiências prévios. Os alunos que receberam o tratamento que abordou o conceito de potenciação a partir da língua materna, foram os que apresentaram uma melhor compreensão deste conceito, embora sentiram necessidade de uma sistematização com a linguagem matemática. Os alunos que receberam o tratamento experimental que explorou o conceito de potenciação a partir da linguagem matemática, foram os alunos que mostraram mais dificuldades para compreender o significado deste conceito
Abstract: The theme of this research is the teaching and learning of mathematics. The problem is so formulated: How can the ways of communication (oral, written, representation) contribute to the acquisition of mathematical concepts? The research has the object of analising the relation between the mother language (considered a the first language learned), oral and written in the process of teaching and learning of mathematics, specifically the role of the ways of communication in the acquisition of mathematical concepts. The investigation, of almost experimental matter, was developed in a private school in São Paulo, by Using the application of the experimental treatments, that explored the concept of potentiation, using a Sample of 37 students ( 11 years old) in the 5th grade. In the analysis of the results, anchored on the studies about language, thinking an concepts acquisitions, the main theoretical speaker was Vygotsky. Concluded, in first place, that a language (oral, written and representation) is no longer important them the other in the acquisition of mathematical concepts, but they complement each other in this process and are explored by the student, from the proposal of activities, of their previous knowledge and experiences. The students that received the , treatment which explored the concept of potentiation from their mother language, were the students that showed better comprehension of this concept, though showed a necessity of systematization with the mathematical language. The students that received the experimental treatmen that explored the potentiation concept from the mathematical language, were the ones that showed greater difficulties to comprehend meaning of this concept
Palavras-chave: Matematica -- Estudo e ensino
Pensamento e linguagem
Aprendizagem matematica
Educacao: Historia, Politica, Sociedade
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade
Citação: Stancanelli, Renata. A língua materna e a aquisição de conceitos matemáticos: estudo com alunos de 5ª série do ensino fundamental. 2002. 272 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2002.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10671
Data de defesa: 30-Nov-2002
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Renata Stancanelli.pdf13,65 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.