Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/10665
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Vasconcellos, Celso dos Santos | - |
dc.contributor.advisor1 | Severino, Antonio Joaquim | - |
dc.date.accessioned | 2016-04-27T16:33:37Z | - |
dc.date.available | 2008-06-18 | - |
dc.date.issued | 1992-06-07 | - |
dc.identifier.citation | Vasconcellos, Celso dos Santos. Metodologia dialética de construção do conhecimento em sala de aula. 1992. 262 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1992. | por |
dc.identifier.uri | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10665 | - |
dc.description.resumo | A presente dissertação parte de um problema constatado na realidade escolar: a deficiência da prática do professor no processo de construção do conhecimento em sala de aula. Fazemos uma abordagem do problema na sua globalidade. Demonstramos a necessidade de uma fundamentação epistemológica e metodológica para o trabalho com o conhecimento na escola que se quer transformadora. Buscamos, na teoria dialética do conhecimento, a fundamentação epistemológica geral para o processo de construção do conhecimento em sala de aula. Percebemos a necessidade de um método de conhecimento. Encontramos no método dialético esse instrumental teórico-metodológico, procurando, então , compreender a estrutura básica desse método. Examinamos, por fim, a especificidade da construção do conhecimento na situação pedagógica escolar através da aproximação com o conhecimento científico e o ciclo gnosiológico. Feito este percurso pela teoria dialética do conhecimento, retomamos o campo pedagógico, a partir de uma concepção dialética de educação, nos detendo no espaço da sala de aula para melhor compreendê-lo, em sua especificidade. Em função da presença na prática escolar e do possível obstaculo que pode significar para uma nova concepção metodológica, fazemos a critica à metodologia tradicional -e escolanovista-, o que provoca a necessidade de se apontar perspectivas de superação para a construção do conhecimento. Desenvolvemos uma concepção da metodologia dialética de conhecimento em sala de aula, que é constituída por três grandes dimensões, a saber: mobilização para o conhecimento, construção do conhecimento e elaboração e exposição da síntese do conhecimento. O processo de conhecimento em sala de aula pode se servir de um conjunto de categorias teórico-metodológicas de construção do conhecimento: significação, praxis, problematização, continuidade - ruptura, criticidade, historicidade e totalidade. Concluímos;, fazendo algumas sobre a questão da organização do currículo e analisando o problema do tempo para se realizar uma proposta significativa e participativa. Abordamos ainda a necessidade de se trabalhar, no processo de formação do professor, o referencial teórico-metodológico de construção de conhecimento. Apontamos algumas alterações que precisam ser feitas nas condições de produção do conhecimento | por |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/22353/celso%20dos%20santos%20vasconcellos.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUC-SP | por |
dc.publisher.program | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História e Filosofia da Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Educacao: Historia e Filosofia da Educacao | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAO | por |
dc.title | Metodologia dialética de construção do conhecimento em sala de aula | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
celso dos santos vasconcellos.pdf | 7,32 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.