???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10658
Tipo do documento: Dissertação
Título: A história da disciplina História da Educação do curso de pedagogia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1946-1976)
Autor: Reis, Adriana Teixeira 
Primeiro orientador: Granjo, Maria Helena B.
Resumo: Este trabalho tem a intenção de contribuir para o estudo da História das Disciplinas. Trata-se da investigação da disciplina História da Educação do curso de Pedagogia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), entre os anos de 1946 até 1976. Este recorte temporal refere-se à constatação da existência de dois grupos que, representados pela figura de dois professores, apresentaram linhas de propostas pedagógicas que se diferenciaram. Para apresentar estas duas vertentes, dividi o trabalho da seguinte forma: No primeiro capítulo apresento um histórico da presença da disciplina História da Educação no curso superior. Trato da história da PUC/SP e dos aspectos legais que vieram constituir as normatizações referentes à instituição, ao curso e à própria disciplina. Procurando orientar este trabalho pela perspectiva dada por Wolf Lepenies, também organizo, neste capítulo, uma análise que descreve as relações de circunvizinhança que a disciplina estabeleceu com as demais disciplinas dentro do currículo do curso de Pedagogia, pelo aspecto quantitativo. No segundo capítulo descrevo as características pedagógicas que se referem ao domínio hegemônico da primeira linha pedagógica, influenciada pela Filosofia, devido à orientação que lhe foi dada pelo professor catedrático em Filosofia Geral, Leonardo Van Acker, e que se perpetuou por meio da prática pedagógica das professoras que o sucederam. No terceiro capítulo trato do surgimento da segunda linha pedagógica que, representada pelas orientações dadas pelo professor Casemiro dos Reis Filho, norteou o epicentro da disciplina História da Educação para uma outra perspectiva que abordaria, então, uma visão mais histórico-social no seu estudo, o que a distinguiu da orientação pedagógica que a antecedia
Abstract: This work intends to contribute to the study of the History of Disciplines. It constitutes a research of the History of Education discipline in the Pedagogy course of the Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), Eram 1946 to 1976. This time series refers to the establishment of two pedagogical purposes which have distinguished acknowledgment. In order to present these two lines, the work is divided as follows: In the first chapter it is presented a review of the discipline History of Education at the university leveI. It deals with the history of PUC/SP and the legal aspects which constitute the norms related to the institution, the course and the discipline itself. In order to align this work in conformity with the perspective offered by Wolf Lepenies, it is also developed in this chapter an analysis which describes the relations of proximity established by the discipline with the other disciplines of the curriculum of the Pedagogy course, according to a quantitative perspective. In the second chapter are described the pedagogical characteristics concerning the hegemony of the first pedagogical line, which was influenced by the Philosophy and due to the orientation of the head professor of General Philosophy Leonardo Vali Acker, orientation that prevailed by means of the pedagogical work of the teachers who had succeeded him. The third chapter deals with the advent of the second pedagogicalline which is represented by the orientations offered by professor Casemiro dos Reis Filho, and which drawn up the epicenter of the discipline History of Education to another perspective which would embrace since then a more historic and social view in its study, what had distinguished it from the previous pedagogical orientation
Palavras-chave: Van Acker, Leonardo 1896-1986
Reis Filho, Casemiro dos 1927-2001
Pontificia Universidade Catolica de Sao Paulo. Curso de Pedagogia -- Disciplina Historia da Educacao
Propostas pedagogicas
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade
Citação: Reis, Adriana Teixeira. A história da disciplina História da Educação do curso de pedagogia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1946-1976). 1999. 146 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1999.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10658
Data de defesa: 30-Nov-1999
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Adriana Teixeira Reis.pdf19,46 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.