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dc.creatorMartins, Erika Camila Buzo-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4256182P2por
dc.contributor.advisor1Serralvo, Francisco Antonio-
dc.date.accessioned2016-04-25T16:44:32Z-
dc.date.available2013-05-07-
dc.date.issued2013-04-29-
dc.identifier.citationMartins, Erika Camila Buzo. A influência da atitude na tomada de decisão do consumidor no mercado educacional superior: uma aplicação da teoria do comportamento planejado. 2013. 116 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/1060-
dc.description.resumoO presente trabalho busca apresentar a Teoria do Comportamento Planejado - TPB de Icek Ajzen e verificar se o modelo de estudo das atitudes de Ajzen pode contribuir para explicar as escolhas dos alunos de graduação por determinada marca educacional. Para isso foram apresentadas as teorias gerais das atitudes com colaboração dos conceitos de Motivação e Necessidades Humanas, bem como a evolução dos conceitos de Teoria da Ação Racional para a teoria do Comportamento Planejado. O contexto brasileiro demonstra uma competitividade cada vez maior, a partir do aparecimento de novos cursos e faculdades entre 2002 e 2010. Esse crescimento aumentou o número de vagas e diminuiu a quantidade de alunos matriculados em cada faculdade. Nesse sentido, torna-se necessário conhecer os aspectos que direcionam os alunos a escolherem a Instituição de Ensino Superior - IES. A fim de verificar o comportamento dos alunos e a influência das atitudes em suas decisões, a percepção dos gestores da IES e se as variáveis utilizadas conforme o modelo do comportamento planejado sugerido por Ajzen são suficientes para obter resultados estatisticamente significativos, foram aplicadas uma pesquisa não estruturada com os gestores da IES Alfa e com alunos ingressantes seguindo o modelo proposto por Ajzen com algumas adaptações para o estudo de caso e ao padrão brasileiro. Após a análise dos dados com o auxílio do software SPSS, percebeu-se que entre as 36 variáveis iniciais, somente 9 possuíam correlações estatisticamente significativas, o que permite identificar o comprometimento do aluno para com o curso e a faculdade, a relação entre preço e marca e a grande influência familiar em detrimento à propaganda em suas atitudes. Contudo, pela exclusão de variáveis importantes para o estudo do modelo de atitudes de Ajzen, houve uma inviabilização de sua aplicação. Assim, verificou-se que os componentes de maior relevância para os alunos, diferem dos componentes apontados pela gestão administrativa da IES, o que poderá ocasionar na incorreta aplicação de sua comunicação para atrair os futuros alunospor
dc.description.abstractThis work seeks to present the Theory of Planned Behavior - Icek Ajzen TPB and check if the model study of the attitudes of Ajzen may contribute to explain the choices of undergraduates by determined educational brand. To this end we presented general theories of collaboration with attitudes of the concepts of Motivation and Human Needs and the changing concepts of the Theory of Reasoned Action to the theory of Planned Behavior. The Brazilian context demonstrates an increasing competitiveness, from the appearance of new Courses and Colleges between 2002 and 2010. This growth has increased the number of vacancies and decreased the number of students enrolled in each College. In this sense, it is necessary to know the aspects that direct students to choose the Higher Education Institution - IES. In order to verify the behavior of the students and the attitude influences in their decisions, the managers' perception of the IES and if the variables used as the planned behavior model proposed by Ajzen are sufficient to get statistically significant results, we applied an unstructured research with managers and IES Alpha managers and students entering, following the model proposed by Ajzen with some adaptations to the case study and the Brazilian standard. After analyzing the data with SPSS software, it was noticed that among the 36 initial variables, only 9 had statistically significant correlations, which identifies for student engagement with the Course and the Faculty, the relationship between price and brand and great family influence over their attitudes to advertising. However, the exclusion of key variables for the attitudes model study of Ajzen, there was an unfeasibility of its application. Thus, it was found that the most important components for students, differ from Administrative Management of Institutions of Higher Education, which may result in an incorrect application of its communication to attract prospective studentseng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-25T16:44:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Erika Camila Buzo Martins.pdf: 5251335 bytes, checksum: 625f7a45c3e2c2f81dea4c5a58c0261d (MD5) Previous issue date: 2013-04-29eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/2280/Erika%20Camila%20Buzo%20Martins.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentAdministraçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Administraçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAtitudespor
dc.subjectIcek Ajzenpor
dc.subjectMercado superior educacionalpor
dc.subjectTeoria do Comportamento Planejadopor
dc.subjectAttitudeseng
dc.subjectHigher educational marketeng
dc.subjectTheory of Planned Behavioreng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.titleA influência da atitude na tomada de decisão do consumidor no mercado educacional superior: uma aplicação da teoria do comportamento planejadopor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração

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