???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1060
Tipo do documento: Dissertação
Título: A influência da atitude na tomada de decisão do consumidor no mercado educacional superior: uma aplicação da teoria do comportamento planejado
Autor: Martins, Erika Camila Buzo 
Primeiro orientador: Serralvo, Francisco Antonio
Resumo: O presente trabalho busca apresentar a Teoria do Comportamento Planejado - TPB de Icek Ajzen e verificar se o modelo de estudo das atitudes de Ajzen pode contribuir para explicar as escolhas dos alunos de graduação por determinada marca educacional. Para isso foram apresentadas as teorias gerais das atitudes com colaboração dos conceitos de Motivação e Necessidades Humanas, bem como a evolução dos conceitos de Teoria da Ação Racional para a teoria do Comportamento Planejado. O contexto brasileiro demonstra uma competitividade cada vez maior, a partir do aparecimento de novos cursos e faculdades entre 2002 e 2010. Esse crescimento aumentou o número de vagas e diminuiu a quantidade de alunos matriculados em cada faculdade. Nesse sentido, torna-se necessário conhecer os aspectos que direcionam os alunos a escolherem a Instituição de Ensino Superior - IES. A fim de verificar o comportamento dos alunos e a influência das atitudes em suas decisões, a percepção dos gestores da IES e se as variáveis utilizadas conforme o modelo do comportamento planejado sugerido por Ajzen são suficientes para obter resultados estatisticamente significativos, foram aplicadas uma pesquisa não estruturada com os gestores da IES Alfa e com alunos ingressantes seguindo o modelo proposto por Ajzen com algumas adaptações para o estudo de caso e ao padrão brasileiro. Após a análise dos dados com o auxílio do software SPSS, percebeu-se que entre as 36 variáveis iniciais, somente 9 possuíam correlações estatisticamente significativas, o que permite identificar o comprometimento do aluno para com o curso e a faculdade, a relação entre preço e marca e a grande influência familiar em detrimento à propaganda em suas atitudes. Contudo, pela exclusão de variáveis importantes para o estudo do modelo de atitudes de Ajzen, houve uma inviabilização de sua aplicação. Assim, verificou-se que os componentes de maior relevância para os alunos, diferem dos componentes apontados pela gestão administrativa da IES, o que poderá ocasionar na incorreta aplicação de sua comunicação para atrair os futuros alunos
Abstract: This work seeks to present the Theory of Planned Behavior - Icek Ajzen TPB and check if the model study of the attitudes of Ajzen may contribute to explain the choices of undergraduates by determined educational brand. To this end we presented general theories of collaboration with attitudes of the concepts of Motivation and Human Needs and the changing concepts of the Theory of Reasoned Action to the theory of Planned Behavior. The Brazilian context demonstrates an increasing competitiveness, from the appearance of new Courses and Colleges between 2002 and 2010. This growth has increased the number of vacancies and decreased the number of students enrolled in each College. In this sense, it is necessary to know the aspects that direct students to choose the Higher Education Institution - IES. In order to verify the behavior of the students and the attitude influences in their decisions, the managers' perception of the IES and if the variables used as the planned behavior model proposed by Ajzen are sufficient to get statistically significant results, we applied an unstructured research with managers and IES Alpha managers and students entering, following the model proposed by Ajzen with some adaptations to the case study and the Brazilian standard. After analyzing the data with SPSS software, it was noticed that among the 36 initial variables, only 9 had statistically significant correlations, which identifies for student engagement with the Course and the Faculty, the relationship between price and brand and great family influence over their attitudes to advertising. However, the exclusion of key variables for the attitudes model study of Ajzen, there was an unfeasibility of its application. Thus, it was found that the most important components for students, differ from Administrative Management of Institutions of Higher Education, which may result in an incorrect application of its communication to attract prospective students
Palavras-chave: Atitudes
Icek Ajzen
Mercado superior educacional
Teoria do Comportamento Planejado
Attitudes
Higher educational market
Theory of Planned Behavior
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Administração
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração
Citação: Martins, Erika Camila Buzo. A influência da atitude na tomada de decisão do consumidor no mercado educacional superior: uma aplicação da teoria do comportamento planejado. 2013. 116 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1060
Data de defesa: 29-Apr-2013
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Erika Camila Buzo Martins.pdf5,13 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.