???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10578
Tipo do documento: Dissertação
Título: John Dewey nos debates sobre a educação infantil (Estados Unidos, dos anos noventa do século XIX aos anos dez do século XX)
Autor: Abbud, Ieda
Primeiro orientador: Munakata, Kazumi
Resumo: Nesta pesquisa investigou-se a presença de John Dewey (1859-1952) nos debates sobre a criança e sua educação nos Estados Unidos, de fins do século XIX às duas primeiras décadas do século XX, quando já se opunham os movimentos kindergarten e child study. O objetivo da investigação foi verificar o processo pelo qual as idéias de Dewey a respeito da criança e sua educação se impuseram a esses dois movimentos e se tornaram vitoriosas nos Estados Unidos. Do exame dos ditos e escritos do autor a respeito do assunto, conclui-se que as estratégias que adotou em sua trajetória em direção ao centro do cenário educacional norte-americano, tanto quanto as de que se utilizou na elaboração daqueles ditos e escritos, foram determinantes para sua a realização
Abstract: In this research it was investigated the presence of John Dewey (1859-1952) in the debates on the child and its education in the United States, from the end of XIXth century to the first two decades of XXth century, when the kindergarten and child study movements were already opposed. The objective was to verify the process for which the ideas of Dewey regarding the child and its education had imposed itself to these two movements, and how they became victorious in the United States. By the examination of author s speeches and writings regarding the subject, it was concluded that the strategies he adopted in his trajectory toward the core of the American educational scene, as much the strategies he used in the elaboration of those speeches and writings, have been determinative for his accomplishment
Palavras-chave: Educação infantil
Childhood education
Kindergarten
Child study
Dewey, John - 1859-1952 - Crítica e interpretação
Educação - Estados Unidos - História
Educação de crianças - Estados Unidos - História
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade
Citação: Abbud, Ieda. John Dewey nos debates sobre a educação infantil (Estados Unidos, dos anos noventa do século XIX aos anos dez do século XX). 2007. 130 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10578
Data de defesa: 28-Feb-2007
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ieda Abbud.pdf903,21 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.