???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10566
Tipo do documento: Dissertação
Título: A formação de professoras da Escola Normal do Colégio de Santa Inês: a educação salesiana no Brasil inserida na pedagogia católica (1927-1937)
Autor: Rampi, Dorcelina de Fátima
Primeiro orientador: Bontempi Junior, Bruno
Resumo: Nesta pesquisa, o enfoque recai sobre a atuação educativa das Irmãs Salesianas no Brasil, desenvolvida na Escola Normal Livre Anexa ao Colégio de Santa Inês para a formação de professoras, entre os anos de 1927 (quando da aprovação, obtida do governo estadual, da escola normal livre anexa ao colégio de Santa Inês nos moldes da Lei 2.269 de 31 de dezembro de 1927) a 1937 (início do Estado Novo). Por essa temática, dialoga com assuntos como formação de professores, escola normal, educação católica, educação feminina, educação salesiana, alfabetização e relação de gênero. Ao se examinarem as propostas pedagógicas, objetivos, currículos, cotidiano escolar, resultados obtidos, referências leigas e católicas de educação desenvolvidos nessa Instituição, pretende-se desvelar o perfil específico de professora que foi sendo formado nessa instituição católica. Além disso, esta pesquisa tem o valor de trazer do passado elementos que podem ser atualmente considerados na proposta pedagógica do Colégio de Santa Inês. Para compreender o que caracterizou, no período em foco, o projeto pedagógico implementado na Escola Normal Livre anexa ao Colégio de Santa Inês, quais eram os princípios fundamentais que o orientava, a pergunta que orienta a pesquisa versa sobre o que era a pedagogia católica e no que ela diferia da pedagogia laica? A hipótese é que, como uma instituição católica, a referida Escola Normal valia-se dos pressupostos religiosos que a sustentava, mas também de métodos de instituições oficiais laicas, nas quais se desenvolvia a pedagogia da Escola Nova, conformando-a ao padrão educativo congregacional. Como principais fontes de pesquisa são utilizadas as crônicas da casa, o livro histórico do Curso Normal e os documentos da Secretaria Escolar. A maioria dos dados refere-se à vida interna da Instituição. Com o estudo, pôde-se concluir que esta escola, não só na sua organização e funcionamento seguiu rigorosamente o que então era esperado de uma escola normal, como sua prática pedagógica assumiu, além dos métodos da pedagogia católica, elementos da pedagogia da Escola Nova
Abstract: In this research, the aim is at the educational performance of Salesian Sisters in Brazil that was developed in the Escola Normal Livre anexa ao Colégio de Santa Inês in order to give teacher formation between the years of 1927 ( when the state government approved the Escola Normal Livre anexa ao Colégio de Santa Inês , under the law number 2.269 in December 31st, 1927) to 1937 ( the beginning of the Estado Novo ). Withim this topic, it is possible to deal with different subjects as teacher formation, teacher training school, catholic education, woman and salesian education, alphabetization and gender relation. In order to show the specific teacher profile that was being formed in this catholic institution, pedagogical proposals, objectives, curriculums, school daily, obtained results, layman and catholic references of education developed in this Institution were analysed. Besides, this research presents the value of bringing elements from the past which can be considered nowadays in the pedagogical proposal of Colégio de Santa Inês and to understand what characterized, in the period mentioned, the pedagogical project used in the Escola Normal Livre anexa ao Colégio de Santa Inês and which were the main principles that guided this project, there is a question that guides the research and it is about what the catholic pedagogy was and in what it differred from the layman pedagogy. It is supposed that, as a catholic institution, the Teacher Training School mentioned above, had recourses to religious teaching that supported it and had also recourses to the methods from oficial layman institutions where the pedagogy of the Escola Nova was developed adjusting itself to the educative pattern of the congregation. To this research, the school chronicles, the historical book from the Teacher Training Course and the School Office documents were used. Most of the information refers to the internal life of the Institution. As a conclusion, with this study, it is possible to say that this school followed seriously its organization and working as it was waited as a normal school and assumed in its pedagogical practice the methods of the catholic pedagogy and elements from the Escola Nova pedagogy
Palavras-chave: Escola Normal Livre
Colégio de Santa Inês
Formação de professores
Alfabetização
Pedagogia católica
Educação salesiana
Educação da mulher
Free Teacher Training School
Santa Inês School
Teacher formation
Alphabetization
Catholic pedagogy
Salesian education
Woman education
Colégio de Santa Inês (Brasil)
Escolas Católicas - Brasil
Mulheres - Educação - Brasil
Salesianos - Brasil
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade
Citação: Rampi, Dorcelina de Fátima. A formação de professoras da Escola Normal do Colégio de Santa Inês: a educação salesiana no Brasil inserida na pedagogia católica (1927-1937). 2007. 145 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10566
Data de defesa: 27-Feb-2007
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dorcelina de Fatima Rampi.pdf22,53 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.