???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10548
Tipo do documento: Dissertação
Título: O perfil de professores de língua portuguesa no ensino médio e a visão que expressam sobre o conteúdo a ser ensinado
Título(s) alternativo(s): High school Portuguese language teachers profile and their view about the subjects to be taught
Autor: Pastro, Ana Luisa Damaceno
Primeiro orientador: Giovanni, Luciana Maria
Resumo: A pesquisa empírica aqui relatada tem por objetivo caracterizar o perfil (dados pessoais, familiares, sócio-econômicos, culturais, trajetória de formação e experiência profissional) de 60 (de um total de aproximadamente 200) professores de Língua Portuguesa do atual Ensino Médio, atuantes em escolas públicas estaduais da periferia do município de São Paulo vinculadas à Diretoria Regional de Ensino Sul 1, desta Capital, e a visão que expressam dos conteúdos postos em ação em suas aulas, ou seja, do trabalho que realizam para desenvolver o conhecimento lingüístico necessário aos alunos deste segmento de ensino. Os dados foram coletados com base na análise de documentos oficiais (legislação específica, Diretrizes Curriculares e Parâmetros Curriculares Nacionais) e escolares (Projetos específicos de formação e capacitação docente), bem como a partir de depoimentos dos 60 professores/as sujeitos da pesquisa espontâneos (contatos em salas de professores, intervalos, cursos, reuniões na Diretoria de Ensino e reuniões de Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo) e dirigidos (questionários especificamente construídos e testados para essa finalidade). Nortearam a pesquisa (objetivos, hipóteses, questões, procedimentos de coleta, organização e análise dos dados, bem como a apresentação dos resultados) os conceitos de Cultura e Cultura Escolar (Pérez Gómez), Cultura Escrita e Letramento (Bechara, Brito, Soares, Geraldi, Possenti, Travaglia), Currículo e Prática docente (Gimeno Sacristán), Papel, Formação e Ciclo de Vida Profissional de professores (Huberman, García, Hargreaves, Marin, Tardif). Os resultados, apresentados por meio de Quadros e Tabelas, revelam que os professores, sujeitos deste estudo, têm trajetórias de vida pessoal e profissional semelhantes entre si, conhecem de forma fragmentária os documentos que subsidiam a reforma atual do Ensino Médio e manifestam dificuldades de entendimento e implementação da proposta de ensino de Língua Portuguesa nessa etapa final da educação básica
Abstract: The empirical research here related has the objective of characterizing the profile (personal data, familiar, socioeconomic and cultural aspects, graduation trajectory and professional experience) of sixty (from an amount of 200) high school Portuguese language teachers who have been working at state financed public schools in the suburbs of the city of São Paulo under regional teaching directorship of South 1 from this capital, and their view about the subjects covered during the classes, in other words, their efforts to develop linguistic skills for the students from this segment of education. Data were collected under the analysis of official documents (specific legislation, curricular directives and national curricular parameters), academic documents (specific projects of teaching formation and capacity), and the sixty teachers statements in this research as well, which were spontaneous (direct approuch made in the classrooms, break time, courses, teaching directorship meetings and mutual pedagogical schedule meetings) and also induced (questionnaires specific produced and tested for this purpose). The research (objectives, conjectures, questions, collection procedures, data organization and analysis and the result presentation as well) was guided by the concepts of culture and educacional culture (Pérez Gomez), writing culture and lettering (Bechara, Brito, Soares, Geraldi, Possenti, Travaglia), teaching practice and curricula (Gimeno Sacristán), function, formation and profissional life cycle of teachers (Huberman, García, Hargreaves, Marin, Tardif). The results presented by the means of charts and tables, reveal that the teachers, subjects of this review, have similar personal and professional life trajectories, they know in a fragmentary way the documents which have supported the current reform in high school and they show understanding and perfoming difficulties of the Portuguese language teaching proposal at this final stage of basic education
Palavras-chave: Formação e atuação docente
Reforma do ensino médio
Teachers formation and actuation
High school reform
Professores de portugues -- Formacao profissional
Lingua portuguesa -- Estudo e ensino
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade
Citação: Pastro, Ana Luisa Damaceno. O perfil de professores de língua portuguesa no ensino médio e a visão que expressam sobre o conteúdo a ser ensinado. 2006. 142 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10548
Data de defesa: 29-Aug-2006
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao ANA LUISA DAMACENO PASTRO.pdf1,03 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.