REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/10526
Tipo: Dissertação
Título: Conteúdo pedagógico da história como disciplina escolar: exercícios propostos por livros didáticos de 5ª a 8ª série.
Autor(es): Faricelli, Marilu de Freitas
Primeiro Orientador: Munakata, Kazumi
Resumo: Entendendo disciplina escolar como um conjunto composto de conteúdos, métodos, finalidades e processos de avaliação, variável ao longo da história, esta dissertação estuda especificamente os exercícios, que correspondem aos conteúdos pedagógicos considerados necessários à aprendizagem no processo de aquisição do conhecimento escolar. Exercícios propostos por três coleções didáticas de História, dirigidas às quatro últimas séries do Ensino Fundamental, foram analisados a partir de categorias baseadas tanto no conteúdo histórico propriamente dito quanto nos processos cognitivos que neles se realizam. Além de fixar conteúdos, o estudo procura demonstrar que os exercícios fazem parte e configuram a história da História ensinada. Busco, assim, desnaturalizar métodos de aprendizagem da História, relacionando-os a escolhas feitas a partir de necessidades e finalidades sociais impostas à escola. Após identificar que muito do estabelecido pelas atuais propostas curriculares de História se relaciona ao que já se debatia no final da ditadura militar, busquei identificar nas décadas de 1970 e 1980 vozes e confrontos no estabelecimento das finalidades consideradas prioritárias na formação dos educandos. As coleções analisadas neste estudo demonstraram que exercícios adquiriram maior importância que o texto explicativo e evidenciaram duas possibilidades de relacionamento entre obra didática e mudanças curriculares: de um lado, a adaptação de uma antiga coleção didática a novas regras através de trabalho editorial e, de outro, a inovação - fruto do amadurecimento profissional dos próprios autores. Quer inovando, quer se adaptando a novas regras, a análise realizada demonstrou que vivemos num momento em que métodos sugeridos para a aprendizagem de História estão sendo modificados.
Palavras-chave: livro didático
ensino de História
metodologia
História - Estudo e ensino
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM::ENSINO E APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade
Citação: Faricelli, Marilu de Freitas. Conteúdo pedagógico da história como disciplina escolar: exercícios propostos por livros didáticos de 5ª a 8ª série.. 2005. 163 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10526
Data do documento: 23-Fev-2005
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Texto final.pdf886,34 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.