???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10511
Tipo do documento: Dissertação
Título: A organização do trabalho pedagógico em matemática: depoimentos de professores de escolas estaduais de ensino fundamental situadas em São Paulo/SP
Autor: Silva, Angélica da Fontoura Garcia 
Primeiro orientador: Saviani, Nereide
Resumo: Este estudo tem por objetivo analisar o modo como os professores de Matemática descrevem a organização do trabalho pedagógico, procurando questionar se estes profissionais encontram, nos respectivos locais de trabalho, situações e recursos favoráveis para pensar e repensar continuamente sua prática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com análise de situações e de falas obtidas por meio de entrevistas semi-estruturadas, cujo objeto é a prática pedagógica do professor de matemática no Ensino Fundamental, em escolas públicas estaduais situadas na Capital de São Paulo. Foram visitadas 4 (quatro) escolas, onde foram entrevistados 11 (onze) professores de matemática e 4 (quatro) professores coordenadores pedagógicos. A seleção das escolas baseou-se no mapa de exclusão social (Sposati, 1996), e tomou por referência levantamento realizado por uma pesquisa que está sendo desenvolvida no Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade, da PUC/SP. Para a análise dos depoimentos, recorreu-se a estudos acerca de currículo e disciplinas escolares, especialmente contribuições sobre produção de saberes e organização do trabalho pedagógico, incluindo-se trabalhos referentes especificamente ao ensino da Matemática. A conclusão a que se chega é que há considerável contradição entre a defendida necessidade de que o professor reflita continuamente sobre sua prática e as reais condições oferecidas pelas escolas pesquisadas. Unitermos: organização do trabalho pedagógico, prática pedagógica, matemática, ensino/matemática, professor de matemática.
Abstract: The aim of this study is to analyze the way mathematic teachers describe the organization of the pedagogic work, trying to question if these professionals find, in their respective work places, favorable situations and resources to think and rethink their practice continually. It is a qualitative research, that analyzes situations and speeches that were obtained through by semi- structure interviews, whose object is the mathematic teacher s pedagogic practice in the fundamental teaching, in state public schools located in the capital of São Paulo. It was visited four (4) school where eleven (11) mathematic teachers and four (4) school coordinating teachers were interviewed. The selection of the schools was based on the map of social exclusion (Sposati/1996) and it took as reference data colected by a research that is being developed in Program of Postgraduate Studies in Education: history, Politics, Society at PUC- SP. To analyze the interwiews it was taken studies about curriculum and disciplines specially contributions about production of knowledge and organization of pedagogic work and it was included works refering specifically. By this research we can conclude that there are considerable contradiction between what teacher need-to reflect continually about their practice and the real condition were offered by the researched schools . Unitermos: organization of the pedagogic work, pedagogic practice, mathematics, teaching/mathematics, mathematics.
Palavras-chave: Pratica pedagogica
Professor de matematica
Matematica -- Estudo e ensino
Pratica de ensino
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade
Citação: Silva, Angélica da Fontoura Garcia. A organização do trabalho pedagógico em matemática: depoimentos de professores de escolas estaduais de ensino fundamental situadas em São Paulo/SP. 2000. 88 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2000.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10511
Data de defesa: 30-Mar-2000
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_60396.pdf425,95 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.