Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/10502
Tipo: | Dissertação |
Título: | Expectativas de estudantes concluintes do ensino médio em escolas públicas estaduais de Campina Grande: trajetória e perspectiva |
Título(s) alternativo(s): | Expectations of graduating high school students in public schools in Campina Grande: trajectory and perspective |
Autor(es): | Cunha, Marinaldo de Almeida |
Primeiro Orientador: | Rodrigues, Leda Maria de Oliveira |
Resumo: | Sucesso e fracasso escolar têm sido temas bastante comuns em trabalhos acadêmicos que pesquisam sobre estudantes egressos do ensino médio de escolas públicas ou privadas. Entretanto, poucos relacionam o olhar do estudante que ainda cursa esta etapa de ensino, e o que esses indivíduos esperam de si mesmos para um futuro próximo com a forma pela qual os determinantes recebidos dos familiares e das relações sociais influenciam o jovem na sua possível escolha. Sendo assim, este trabalho pretende identificar as expectativas de jovens estudantes sobre seu próprio destino e as relações que envolvem suas escolhas na conclusão do ensino médio. O estudo consiste numa pesquisa empírica que visa caracterizar os indivíduos em termos socioeconômicos, além de traçar os perfis existentes na sala de aula e procurar conhecer as relações sociais mantidas pelos sujeitos dentro e fora da escola. Prioritariamente buscamos identificar as expectativas de jovens estudantes do ensino médio de escolas públicas estaduais da cidade de Campina Grande, Paraíba. Pretendemos assim, constatar de que forma o meio e os grupos sociais, tais como a família, a escola, dentre outros, exercem influência direta ou indireta sobre o indivíduo na escolha do caminho educacional e/ou profissional que pretende seguir após a conclusão deste nível de ensino. Os conceitos de capital cultural, social e econômico de Pierre Bourdieu serão o guia do trabalho na busca de compreender como a origem social e as relações sociais são fatores determinantes na escolha do futuro do indivíduo. Também empregamos os conceitos de socialização primária e secundária de Berger e Luckmann. A primeira forma de socialização é responsável pela inserção do indivíduo nos meios sociais e, a segunda, pelo processo que introduz o indivíduo já socializado em novos setores da sociedade |
Abstract: | Success and School failure have been quite common themes in academic papers researching on students graduating high school from public or private schools. However, few investigate the student look that still attends this level of education, and what these people expect of themselves for the near future with the way the determinants received from family and social relationships influence the young in your possible choice. Thus, this paper aims to identify the expectations of young students on their own destiny and the relationships involving their choices upon completion of high school. The study is an empirical research aimed to characterize individuals in socio-economic terms, in addition to showing existing profiles in the classroom and seek to know the social relations kept by the subjects in and out of school. Primarily aimed to understand the expectations of young high school students from public schools in the city of Campina Grande, Paraíba. Therefore we wish to observe how the environment and social groups such as family, school, among others, have a direct or indirect influence on the individual to choose the educational path and / or professional to be followed after completion at this level of education. The Pierre Bourdieu s concepts of cultural, social and economic capitals will be the work tab in the quest to understand how social origin and social relations are determining factors in the choice of the future of the individual. We also employ the concepts of primary and secondary socialization of Berger and Luckmann. The first form of socialization is responsible for the insertion of the individual in social media, and the second, by the process that introduces the individual already socialized into new sectors of society |
Palavras-chave: | Ensino Médio Expectativa de futuro Capital cultural Socialização primária e secundária Relações sociais High school Expected future Culture capital Primary and secondary socialization Social relations |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade |
Citação: | Cunha, Marinaldo de Almeida. Expectations of graduating high school students in public schools in Campina Grande: trajectory and perspective. 2015. 113 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10502 |
Data do documento: | 24-Ago-2015 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Marinaldo de Almeida Cunha.pdf | 1,55 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.