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Tipo do documento: Dissertação
Título: A informática educativa na Rede Municipal de Educação de SP (1994-2013)
Autor: Gabriel, Ana Paula Camilo 
Primeiro orientador: Munakata, Kazumi
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo examinar a introdução da Informática Educativa e as práticas que dela decorrem nas escolas municipais de São Paulo, abrangendo o período de 1994, quando o Decreto n. 34.160/1994 instituiu os Laboratórios de Informática Educativa-LIEs nas escolas da Rede Municipal de Educação de São Paulo, a 2013, ano da publicação do Decreto nº 54.45/13, que instituiu na Secretaria Municipal de Educação, o Programa de Reorganização Curricular e Administrativa, Ampliação e Fortalecimento da Rede Municipal de Ensino de São Paulo Mais Educação São Paulo . Para isso, recorreu-se à legislação e à documentação oficial, além da bibliografia pertinente. Para averiguar quais práticas escolares foram desenvolvidas pela Informática Educativa, realizou-se um estudo de caso da Escola Municipal de Educação Fundamental-EMEF Henrique Pegado, recorrendo aos procedimentos da História Oral, para que os professores envolvidos narrassem suas trajetórias como Professor Orientador em Informática Educativa-POIE, apresentassem as concepções de Informática Educativa que apropriaram, descrevessem as condições infraestruturais e de logística que encontraram nos Laboratórios de Informática e as adaptações efetuadas, contassem suas práticas em suas atividades diversificadas no dia-a-dia
Abstract: This research aims to examine the introduction of Educational Computing and its practices in the municipal schools of São Paulo. The study begins in 1994 with Decree 34.160/1994, which established Educational Computing Laboratories (LIEs) in the São Paulo Municipal Public School System, and continues until 2013 with the publishing of Decree 54.452/2013, which established within the Municipal Secretary of Education the program Mais Educação São Paulo , Program for Curricular and Administrative Reorganization, Amplification and Strengthening for the São Paulo Municipal School System. The analysis examines the legislation and official documentation as well as the pertinent bibliography. In order to verify which Educational Computing practices were developed, a case study was carried out at the municipal elementary school, EMEF Henrique Pegado. Using Oral History procedures, teachers involved narrated their trajectories as teacher-advisors in Educational Computing POIE, presented the concepts of Educational Computing that they adopted, described the infrastructure and logistical conditions encountered in Computer Laboratories and adaptations realized, and enumerated their practices in a variety of day-to-day activities
Palavras-chave: Informática educativa
Laboratórios de informática
Professor orientador em Informática educativa
POIE
Rede Municipal de Educação de São Paulo
Educational computing
Computer laboratories
Teacher-advisor in Educational computing
São Paulo Municipal School System
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade
Citação: Gabriel, Ana Paula Camilo. A informática educativa na Rede Municipal de Educação de SP (1994-2013). 2015. 78 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10501
Data de defesa: 26-Aug-2015
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade

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