???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1049
Tipo do documento: Dissertação
Título: A função da inovação no processo estratégico: um estudo comparativo entre empresas atuando no Brasil e na Colômbia
Título(s) alternativo(s): The role of innovation in the strategic process: a comparative study between companies operating in Brazil and Colombia
Autor: Jaramillo, Luisa Estefania Aparicio 
Primeiro orientador: Mañas, Antonio Vico
Resumo: Na atualidade as empresas são confrontadas com a globalização do mercado caracterizada por constantes mudanças que exigem o desenvolvimento de novos conhecimentos e tecnologias. Daí advém a importância de se estudar estratégias organizacionais determinantes para a vantagem competitiva fomentando e projetando a capacidade de inovação. A relevância deste estudo parte da exemplificação do papel da inovação na formação de estratégias com casos reais de empresas atuando em países latino-americanos. O objetivo principal deste estudo consiste em comparar a função da inovação no processo de desenvolvimento estratégico de diferentes empresas atuando no Brasil e na Colômbia. Desta maneira se tentará descobrir relações, tendências, diferenças ou semelhanças em inovação tendo em vista a realidade, o setor e o meio de atuação. O presente trabalho baseia-se em uma pesquisa exploratória e qualitativa com a intenção de levantar e interpretar o significado da inovação no processo estratégico de duas empresas escolhidas como amostras usando o método de entrevistas semiestruturadas e outras informações complementares. Como resultado, identifica-se que a inovação é uma estratégia imprescindível no sentido de posicionar, evoluir, incrementar ou diferenciar os negócios das empresas envolvidas
Abstract: Nowadays, companies are faced with a globalized market that is characterized by constant changes that require new knowledge and technologies. For this reason, it is important to study organizational strategies that determine competitive advantages by fomenting and projecting the innovation capacity. The relevance of this study is to illustrate the role of innovation in strategy formation with real cases of companies operating in Latin American countries. The main objective of this research is to compare the role of innovation in the strategy development process of two companies that operate in Brazil and Colombia. Doing this, it is possible to discover relations, trends, differences and/or similarities depending on the segment and means of action. This paper uses an exploratory and qualitative research with the intention to dig out and interpret the meaning of innovation in these two companies chosen as samples. As a result, it is identified that innovation is an important strategy to position, evolve, increment and/or differentiate the business of the companies involved in the study
Palavras-chave: Inovação
Estratégia
Brasil e Colômbia
Innovation
Strategy
Brazil e Colombia
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Administração
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração
Citação: Jaramillo, Luisa Estefania Aparicio. The role of innovation in the strategic process: a comparative study between companies operating in Brazil and Colombia. 2012. 79 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1049
Data de defesa: 18-Oct-2012
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Luisa Estefania Aparicio Jaramillo.pdf715,61 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.