???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10487
Tipo do documento: Tese
Título: Edward Lee Thorndike e a conformação de um novo padrão pedagógico para o ensino de matemática (Estados Unidos, primeiras décadas do século XX)
Autor: Santos, Ivanete Batista dos
Primeiro orientador: Warde, Mirian Jorge
Resumo: Neste trabalho, é examinada a produção de Edward Lee Thorndike relativa ao ensino de Aritmética, Álgebra e Geometria que teve significativas implicações nas reformas do ensino de Matemática nos Estados Unidos, a partir das primeiras décadas do século XX. A hipótese adotada foi que autor conformou um novo padrão para o ensino de Matemática norte-americano nesse período. Foram analisadas as publicações de Thorndike relativas aos conteúdos matemáticos, à Psicologia e à Educação, com o objetivo de identificar o novo padrão pedagógico que conformou para o ensino de Matemática, bem como a singularidade da sua produção científica, considerando as transformações e debates que estavam ocorrendo, nos Estados Unidos, em relação ao ensino de Matemática nas primeiras décadas do século XX. No que se refere à Psicologia, foram verificados os conceitos que mobilizou para produzir manuais destinados ao aluno da elementary school e da high school. Foram investigados, também, os diferentes meios utilizados por Thorndike para se dirigir a alunos, professores, psicólogos e educadores matemáticos. Constatou-se que os manuais The Thorndike Arithmetics e The Thorndike Algebra são a expressão mais sistemática do esforço empreendido pelo autor para aplicar leis e princípios da Psicologia da Aprendizagem e da Educação Experimental por ele mesmo elaborados, que o inscrevem no movimento de modernização do ensino de Matemática dentro e fora dos Estados Unidos.
Abstract: This study examines the production of Edward Lee Thorndike related to the teaching of Arithmetic s, Algebra, and Geometry, which had important implications in the restructuring of the teaching of Mathematics in the United States, beginning in the first decades of the Twentieth Century. The hypothesis adopted here was that the author came up with a new approach for the teaching of Mathematics in the United States in that period. The publications by Thorndike that were analyzed here were the ones related to the contents that deal with Mathematics, Psychology, and Education, with the objective of identifying the new pedagogical pattern that was developed for the teaching of Mathematics, as well as the singularity of his scientific production, considering the changes and debates that were occurring in the United States in regards to the teaching of Mathematics in the first decades of the Twentieth Century. As for what concerns Psychology, the concepts he adopted in the production of students manuals designed for the elementary and high school levels were analyzed. Also investigated were the different means that were used by Thorndike to work with students, teachers, psychologists, and educators that taught Mathematics. It was found that the manuals The Thorndike Arithmetics and The Thorndike Algebra are the most systematic expression of the author s efforts in order to apply the laws and principles of the Psychology of Learning and the Experimental Education that were developed by him, which placed him in the movement of the modernization of the teaching of Mathematics within and without the United States.
Palavras-chave: Edward Lee Thorndike
História do ensino de Matemática
Psicologia e ensino de Matemática
Testes e ensino de Matemática
Ensino de Matemática nos Estados Unidos
Edward Lee Thorndike
The History of the Teaching of Mathematics
Psychology and the teaching of Mathematics
Tests and the teaching of Mathematics
Mathematics Teaching in the United States
Thorndike, Edward Lee 1874-1949
Matematica -- Estudo e ensino -- Estados Unidos -- Historia
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade
Citação: Santos, Ivanete Batista dos. Edward Lee Thorndike e a conformação de um novo padrão pedagógico para o ensino de matemática (Estados Unidos, primeiras décadas do século XX). 2006. 283 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10487
Data de defesa: 23-Feb-2006
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IvaneteSantos.pdf5,37 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.