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dc.creatorMendes, Mônica Fátima Valenzi-
dc.contributor.advisor1Marin, Alda Junqueira-
dc.date.accessioned2016-04-27T16:33:00Z-
dc.date.available2006-02-16-
dc.date.issued2006-02-20-
dc.identifier.citationMendes, Mônica Fátima Valenzi. The Reading Room in the schools of the public education network of the São Paulo city: an innovation that resists to political discontinuities.. 2006. 467 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/10480-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem por tema o Projeto Sala de Leitura da Rede Municipal de Ensino de São Paulo analisada como espaço/tempo de inovação da escola que resiste às descontinuidades políticas pelas quais a administração de São Paulo passa. Seu foco de investigação constitui as relações entre escola e cultura. A indagação direcionadora diz respeito ao processo pelo qual o Projeto Sala de Leitura da Rede Municipal de Ensino de São Paulo se implanta, se implementa, se institui e permanece. A pesquisa foi realizada durante os anos de 2003,2004 e 2005, com o objetivo de contribuir para a compreensão da escola a partir das transformações que ocorreram nesse Projeto, identificando razões, circunstâncias e fatores internos e externos de seu desenvolvimento. Na busca de respostas foram analisados documentos pertinentes de diversas naturezas. A investigação propiciou cotejar o proposto para as Salas de Leitura relatadas nas orientações e registros dos documentos coletados, nas legislações e na produção teórica dos diversos autores estudados. Na análise dos resultados, ancorada na Sociologia da Educação e na Sociologia da Cultura, os principais interlocutores teóricos foram Williams, Bourdieu Chartier e Weber. As conclusões indicam que a Sala de Leitura constituiu inovação que se mantém nas três últimas décadas do século XX a despeito das descontinuidades políticas de muitas gestões. Detectou-se um movimento constante com determinações em que há continuidades nas tensões e conflitos, mudanças reais na escola e nas gestões, na configuração de um novo professor criado para as funções específicas da Sala de Leitura. Foi possível detectar facetas da cultura em que são flagrados aspectos de reprodução mas também significados novos apresentados e testados, compondo a produção de cultura, na sua natureza criativa.por
dc.description.abstractThe subject of this research is the Reading Room Project of the public education network of the São Paulo city, which is analyzed as an innovation of space/time that resists to the political discontinuities suffered by the city administration. The investigation focuses on the relations between schools and culture. Guiding question relates to the process through which the Project is implemented, instituted and continued. The research took place during the years of 2003, 2004 and 2005 and aimed to contribute with the understanding of the school based on the changes that occurred in this project, identifying the reasons, circumstances and factors (both internal and external) of its development. Different sorts of documents were analyzed in the quest for answers. The investigation made possible the comparison between what was proposed for the Reading Rooms as described in the guidelines and records of collected documents, in the pertinent legislation and in the theoretical production of the various authors studied. In the analysis of results, anchored on the Sociology of Education and on the Sociology of Culture, the main theoretical interlocutors were Williams, Bourdieu, Chartier and Weber. Conclusions suggest that the Reading Room constitutes an innovation that has persisted over the last three decades of the 20th century despite the political discontinuities of several administrations. It was detected a constant movement with determinations that there are tensions and conflicts, real changes in the school and in the administrations, and in the configuration of a new teacher created for the specific functions of the Reading Room. It was possible to detect the facets of culture in which aspects of reproduction are uncovered, in addition to new meanings presented and tested, making up the production of culture in its creative nature.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-27T16:33:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MONICA FATIMA VALENZI MENDES.pdf: 2470465 bytes, checksum: e6b141b05f112db55628da850bbecea8 (MD5) Previous issue date: 2006-02-20eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/23287/MONICA%20FATIMA%20VALENZI%20MENDES.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedadepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSala de leiturapor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectCultura escolarpor
dc.subjectRede Municipal de Ensino de São Paulopor
dc.subjectReading Roomeng
dc.subjectReadingeng
dc.subjectSchooleng
dc.subjectSchool cultureeng
dc.subjectEducation network of the São Paulo cityeng
dc.subjectProjeto Sala de Leitura da Rede Municipal de Ensino de Sao Paulopor
dc.subjectLeiturapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleSala de leitura nas escolas da rede municipal de ensino de São Paulo: uma inovação que resiste às descontinuidades políticaspor
dc.title.alternativeThe Reading Room in the schools of the public education network of the São Paulo city: an innovation that resists to political discontinuities.eng
dc.typeTesepor
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