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Tipo do documento: Dissertação
Título: Estudo sobre a implementação de ação política de avaliação institucional em uma escola pública de ensino fundamental do município de Campinas-SP
Título(s) alternativo(s): Study on the implementation of institutional assessment of political action in a public school that serves elementary students in Campinas, a city of São Paulo
Autor: Reis, Solange Feitoza 
Primeiro orientador: Marin, Alda Junqueira
Resumo: O presente estudo tem por finalidade investigar a implementação de ação política de avaliação institucional em uma escola pública que atende estudantes do ensino fundamental, localizada no município de Campinas, estado de São Paulo. A hipótese desta pesquisa é que a avaliação institucional proposta pela Secretaria Municipal de Educação foi implementada na escola, porém, sofrendo alterações devido às características dessa escola que reinterpreta aspectos dessa proposição a luz da sua realidade encontrando caminhos próprios. O objetivo geral é o de verificar de que forma ocorre o processo de implementação de uma ação política de avaliação institucional pelos sujeitos envolvidos, quais fatores interferem na sua implementação e se e como ela reverbera na gestão escolar e nas práticas da escola. Toma-se como base para tecer os parâmetros metodológicos da pesquisa e a análise do objeto a contribuição de teóricos e autores signatários de propostas avaliativas de natureza qualitativa, representada pelos autores que propõem a avaliação iluminativa, Hamilton e Parlett (1989), acompanhada das considerações de Draibe (2001) e Arretche (2001) e a contribuição teórica do pesquisador Licínio Lima (2008) para analisar aspectos relativos à organização e funcionamento da gestão escolar. Diante da perspectiva de compreender o percurso da implementação da avaliação institucional os procedimentos de pesquisa adotados envolvem a coleta de informações por meio de observação do cotidiano escolar e de reuniões da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da escola pesquisada, consulta a documentos oficiais da unidade escolar e do órgão gestor e entrevistas semiestruturadas com os agentes da escola e da Secretaria Municipal de Educação
Abstract: The present study aims to investigate the implementation of institutional assessment in a public school that serves elementary students in Campinas, a city of São Paulo. The hypothesis of this research is that institutional assessment, proposed by the Municipal Education, was implemented in this school, however with some adjustments due to the reinterpretation of the school according to their reality, treading own ways. The objective of this research is to verify how the implementation process occurs of political action for institutional evaluation by the subjects involved, as well what factors influence their implementation and how it reverberates in school management and school practice. As methodological parameters of the research and analysis of the object is used the contribution of authors and signatories of qualitative evaluation proposals, represented by the authors that propose the Illuminative Evaluation, Hamilton and Parlett (1989), accompanied by considerations Draibe and Arretche (2001) and the theoretical contribution of the researcher Licínio Lima (2008) to analyze aspects of the organization and operation of the school management. Faced with the prospect of understanding the course of the implementation of institutional assessment, the research procedures adopted involve collecting information through observation of daily school and meeting the Evaluation Committee Academic (ECA), consultation of official documents of the school unit searched and the managing agency, and further semi-structured interviews with school members and the Municipal Education
Palavras-chave: Ensino fundamental
Avaliação institucional
Política educacional
Elementary education
Institutional assessment
Educational policy
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade
Citação: Reis, Solange Feitoza. Study on the implementation of institutional assessment of political action in a public school that serves elementary students in Campinas, a city of São Paulo. 2015. 210 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10478
Data de defesa: 23-Mar-2015
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade

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