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Tipo do documento: Dissertação
Título: Currículo prescritivo e disciplinador do estado de São Paulo (2008-2010): Geografia no ensino médio
Autor: Lopes, Maria Rita de Castro 
Primeiro orientador: Ciampi, Helenice
Resumo: A reforma curricular do estado de São Paulo de 2008, para o ensino fundamental e médio, intitulada Programa São Paulo Faz Escola (SPFE), foi sistematizada nos materiais didáticos chamado Caderno do Professor e Caderno do Aluno, que apresentam os conteúdos, as atividades, as avaliações e outros elementos que os professores devem trabalhar em suas aulas. Em decorrência dessa mudança significativa no ensino público paulista, este trabalho pretende estudar quais são os princípios curriculares do SPFE e como eles se articulam à proposta de Geografia do ensino médio presentes nos Cadernos do Professor e do Aluno. Ademais, analisa quais foram os conteúdos geográficos contemplados nos Cadernos do ensino médio, além de refletir sobre a concepção do ensino de Geografia presente no ensino médio. Para fundamentar a análise documental do currículo, foram utilizados os referenciais teóricos desenvolvidos por Michael W. Apple (1993; 2006), Ivor Goodson (2011) e André Chervel (1990) no que se refere à concepção de escola, disciplina escolar e currículo e, por fim, Antonio Viñao (2002) para a discussão de reforma curricular. Ao final, constata que o currículo de Geografia do SPFE baseia-se na aprendizagem de conteúdo, por entender o ensino geográfico como uma simplificação do conhecimento científico e não contribui para que o aluno desenvolva mecanismos para entender a sua realidade geográfica
Abstract: The 2008 curricular reform in the state of São Paulo for primary and secondary education, called Programa São Paulo Faz Escola (SPFE), was systematized into teaching materials named Teacher Notebook and Student Notebook, which show the content, activities, evaluations and other elements that teachers may use in their classes. Due to this significant change in the public teaching of São Paulo this work intends to study the curricular principles of SPFE and how they articulate to the Geography s proposal from secondary education existing in the Teacher and Student s Notebook. Furthermore, it evaluates the geographic contents that are within the secondary education Notebook and reflects about the conception of Geography teaching. To substantiate the curriculum documental analysis it was used the theoretical references developed by Michael W. Apple (1993; 2006), Ivor Goodson (2001) and André Chervel (1990), referring to the conceptions of school, school discipline and curriculum, and finally, Antonio Viñao (2002) for the discussion of curricular reform. Then it could be seen that Geography curriculum of SPFE is based on content learning because it treats geography teaching as a simplification of scientific knowledge and does not contribute to the development of mechanisms to the students understand their geographic reality
Palavras-chave: Currículo
São Paulo Faz Escola
Geografia
Ensino Médio
Curriculum
Geography
Secondary education
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade
Citação: Lopes, Maria Rita de Castro. Currículo prescritivo e disciplinador do estado de São Paulo (2008-2010): Geografia no ensino médio. 2014. 159 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10456
Data de defesa: 22-Sep-2014
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade

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