REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/10441
Tipo: Dissertação
Título: Formação cultural: arte e cultura convertidas em instrumentos da preparação para o trabalho
Título(s) alternativo(s): Formation: art and culture converted on tools of preparation to work
Autor(es): Franco, David Budeus
Primeiro Orientador: Giovinazzo Junior, Carlos Antonio
Resumo: Este trabalho trata da formação cultural oferecida por duas escolas, uma da rede estadual de educação de Minas Gerais e outra da rede privada. O objetivo essencial da pesquisa foi o de identificar e analisar como são definidas as tarefas e funções da escola tendo como referência a valorização das atividades culturais e artísticas, além de, identificar e analisar o modo como são produzidos diagnósticos, definidos objetivos educacionais e propostas de ações para o equacionamento dos problemas enfrentados pela escola referentes à formação cultural. As hipóteses da pesquisa são expressas nos seguintes termos: a) há, nos documentos analisados, a crescente tendência de destacar a necessidade de a escola incorporar conteúdos relacionados às atividades culturais como forma de adequar a escola ao contexto em que está situada; e b) ainda que as mudanças sejam evidentes e que as atividades culturais nas escolas tenham um sério propósito, predomina a formação voltada para o trabalho. A fim de verificar as hipóteses, este trabalho lançou mão de análises de diversos documentos produzidos em diferentes esferas, desde a internacional, passando pela nacional e estadual, até atingir a local, isto é, os documentos produzidos pelas próprias escolas. Os resultados da pesquisa foram produzidos no cotejamento das informações extraídas dos diversos documentos analisados. Os dados, em grande medida, confirmaram as hipóteses iniciais deste trabalho. Amparada na Teoria Crítica da Sociedade, principalmente em Herbert Marcuse, Max Horkheimer e Theodor Adorno, este estudo evidencia a proximidade entre o mundo do trabalho e as recentes tentativas de incrementar atividades culturais e artísticas nas escolas, isso como expressão da transformação de tais atividades em fatores fundamentais para a melhoria da qualidade da educação na contemporaneidade
Abstract: This study treats about formation offered by two schools, one from public system of Minas Gerais s State and one from private system. The central objective from this research was to identify and to analyze how are defined tasks and the functions of school, based on appreciation on cultural and artistic activities, beyond this, to identify and to analyze how are produced diagnosis, defined educational objectives and actions to equalize the educational daily troubles regarding on formation. The hypotheses of this research are uttered by: a) on analyzed documents there are an increasing tendency on school sphere to incorporate subjects related to cultural activities like a way to adapt school to historical context; and b) even if the changes are visible and cultural activities in schools has a serious propositions, predominates the formation directed to work. In order to verify these hypotheses, this work made an analysis on several documents made in a very different scope; first of all documents made on international scope, after others made on national scope, after what was time of state sphere, and, finally, on local sphere, wherein the documents was produced by schools. The results from this work were constructed by comparison through information extracted from analysis on distinct documents. The results obtained, largely, confirmed the initial hypotheses from this research. Based on Critical Theory, especially on Herbert Marcuse, on Theodor Adorno and on Max Horkheimer, this study shows the relationship among work s world and the fresh attempts to step up artistic and cultural activities at schools, these like an expression of transformation of the same activities in support to improve quality of contemporary education
Palavras-chave: Formação cultural (bildung)
Teoria crítica da sociedade
Educação artística
Trabalho
Juventude
Formation (bildung)
Critical theory
Artistic Education
Work
Youth
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade
Citação: Franco, David Budeus. Formation: art and culture converted on tools of preparation to work. 2014. 94 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10441
Data do documento: 24-Fev-2014
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
David Budeus Franco.pdf1,14 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.