???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10408
Tipo do documento: Dissertação
Título: Formação e identidade do professor tutor no ensino superior na modalidade a distância: a produção de teses e dissertações brasileiras na área de educação (2001 - 2010)
Título(s) alternativo(s): Formation and identity of the tutor teacher in Superior Education at distance: the production of Brazilian dissertations and thesis in the educational area (2001 2010)
Autor: Palermo, Roberta Rossi Oliveira 
Primeiro orientador: Giovanni, Luciana Maria
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo elaborar balanço da produção de teses e dissertações brasileiras sobre a temática formação e identidade do professor tutor no ensino superior na modalidade a distância, considerando o período de 2001 a 2010, pós-promulgação da Lei 9394/96, que fixa as diretrizes da educação nacional e amplia a concepção de formação inicial e continuada de professores, bem como cria a possibilidade de cursos regulares via ensino a distância e, com eles, trazem a figura central do professor tutor. Trata-se de pesquisa bibliográfica realizada com o apoio teórico de autores como C. Dubar, C. Marcelo Garcia, D. Vaillant, M. Tardif e D. Raymond. A pesquisa identifica e caracteriza as pesquisas sobre essa temática, bem como investiga as perspectivas de análises presentes nos trabalhos selecionados, explicitando como ficam definidos professor tutor, sua formação e sua atuação, considerando os diferentes modelos de educação a distância. A investigação foi realizada por meio de mapeamento da produção acadêmica no Banco de Teses e Dissertações da CAPES Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior, no período de 2001 a 2010 produção disponível no site: http://www.capes.gov.br/servicos/banco-de-teses, utilizando-se os seguintes descritores: identidade / formação / professor tutor / educação a distância. As pesquisas localizadas e selecionadas foram analisadas com o auxílio de Roteiro de Análise previamente construído e testado. Os dados obtidos foram organizados em quadros-síntese, gráficos e tabelas e permitiram reunir elementos para compreensão de aspectos como: a relação entre perfil pessoal/profissional e atuação do tutor; a identidade com a profissão e valorização da função do tutor como docência como fatores decisivos para qualidade de sua atuação; os modelos de EAD como determinantes da identidade individual e coletiva do tutor; a formação docente não tem sido condição para atuação do tutor, reduzindo-se sua formação a uma preparação em serviço, calcada em regras e procedimentos que organizam seu fazer, ou a uma autoformação; e, finalmente, a configuração de uma nova faceta da profissão docente na modalidade a distância, com a identificação de saberes docentes distintos, próprios da atuação do professor tutor
Abstract: This research work aims to elaborate a ponderation of the production of Brazilian dissertations and thesis under the theme formation and identity of the tutor teacher in Superior Education at distance, considering the period from 2001 to 2010, after the promulgation of the Law n. 9394/96, which determines the guidelines of the national education!and!increases!the!conception!of!teachers !initial!and!continued!formation,!and!also! creates the possibility of regular distance courses that bring the central figure of the tutor teacher. It is bibliographical research accomplished with the theoretical support of authors such as C. Dubar, C. Marcelo Garcia, D. Vaillant, M. Tardif and D. Raymond. We identify and characterize the group of research under these themes, as well as investigate the perspectives of analysis presented in the selected works, defining tutor teacher, his/her formation and his/her performance, considering the different models of distance education. The investigation was accomplished by means of mapping the academic production at the Bank of Dissertations and Thesis at CAPES Coordination! of! People s! Improvement! at! Superior Education, from 2001 to 2010 production available at: http://www.capes.gov.br/servicos/banco-de-teses, using the following descriptors: identity / formation / tutor teacher / distance learning. The group of research located and selected was analysed with the aid of an Analysis Guide previously built and tested. The data obtained was organized in synthesis charts, graphs and tables and allowed us to gather elements to the understanding of aspects such as: the relation between the personal/professional profile and the! tutor s! performance;! the! identity!with! the! profession! and! the! appreciation! of! the! tutor s! function as a teaching work as decisive factors to the quality of his/her acting; the distance learning!models!as!determinants!of!the!tutor s!collective!and!individual!identity;!the!teaching! formation has not been condition to the tutor s!performance,!reducing!his/her!formation!to!a! in-service preparation, based on rules and procedures that organize his/her actions, or to a self-formation; and, finally, the configuration of a new feature of the teaching profession at distance, with the! identification!of!distinctive! teaching!knowledge,!due! to! the! tutor! teacher s! performance
Palavras-chave: Educação a distância
Ensino Superior, Formação e identidade do professor tutor
Pesquisa bibliográfica
Distance Learning
Superior Education
Tutor
Teachers
Formation and Identity
Bibliographical research
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade
Citação: Palermo, Roberta Rossi Oliveira. Formation and identity of the tutor teacher in Superior Education at distance: the production of Brazilian dissertations and thesis in the educational area (2001 2010). 2013. 131 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10408
Data de defesa: 30-Jul-2013
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Roberta Rossi Oliveira Palermo.pdf1,69 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.