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Tipo do documento: Dissertação
Título: Educação em direitos humanos: um estudo do curso Interseccionando as diferenças: formação em educação, gênero, raça/etnia, sexualidade e pessoas com deficiência em Goiás
Título(s) alternativo(s): Human rights education: a study of the course Intersecting differences: qualification in education, gender, race/ethnicity, sexuality and people with disabilities
Autor: Barbosa, Janaina Pires 
Primeiro orientador: Albuquerque, Helena Machado de Paula
Resumo: A Educação em Direitos Humanos fortaleceu-se no Brasil enquanto política pública, a partir da década de 2000, quando o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH) foi elaborado, sendo publicado em 2006, na sua versão final, com o intuito de orientar os Estados a instalarem um Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos (CEEDH) para a elaboração de um Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos (PEEDH). A implantação do PNEDH na escola ocorre por meio dos educadores. Nesta lógica, surge a importância de capacitá-los, tendo em vista a constância de discursos a favor do tratamento igualitário e respeitoso dos considerados diferentes. Este estudo problematizou a Educação em Direitos Humanos na educação formal como proposta política do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos e que compõe o universo de intenções de uma cultura em direitos humanos. Seu objetivo foi identificar elementos fundamentais da Educação em Direitos Humanos, presentes no curso de capacitação Interseccionando as diferenças: formação em educação, gênero, raça/etnia, sexualidade e pessoas com deficiência que foi promovido pela Secretaria da Educação do Estado de Goiás. Para tal, este objetivo desdobrouse nos seguintes objetivos específicos: 1) contextualizar o curso dentro da Secretaria da Educação do Estado de Goiás; 2) verificar se o referido curso corresponde e contém elementos da Educação em Direitos Humanos; e 3) verificar as características, objetivos, perspectivas, estratégias, conteúdos e resultados do curso. Para responder a essas questões, utilizou-se um procedimento metodológico com abordagem qualitativa, com pesquisa documental, sendo trabalhados documentos do referido curso com o PNEDH e o Plano de Ação da SEDUC/GO. Neste processo, dialoguei com Candau (2007, 2008), que contribuiu com a compreensão da Educação em Direitos Humanos; Gimeno Sacristán (2002, 2008), que possibilitou-me entender a subjetividade que se forma no convívio social e a ligação dos direitos humanos com a educação; e Bobbio (2002, 2004), que ajudou-me na compreensão histórica dos direitos humanos; entre outros autores, que deram suporte na investigação proposta. A hipótese da pesquisa, que foi comprovada, é que A educação em direitos humanos vem, a cada dia, ganhando e conquistando espaços de debate e de formação, desde que foi assumida como política pública educacional. Entretanto, as ações desenvolvidas dentro da educação formal na Secretaria da Educação do Estado de Goiás ainda são tímidas e não representam este compromisso
Abstract: Human Rights in Brazil has strengthened as a public policy from the 2000, when the National Plan for Human Rights Education (PNEDH) wasdeveloped. Its final version waspublished in 2006 for guiding the States to establish a State Committee for Human Rights Education (CEEDH) in order to develop a State Plan of Action for Human Rights Education (PEEDH). Educators carry out the implementation of the National Plan for Human Rights Education in the school system. Following that logic, it is therefore important to enable them in view of the constancy of speeches for equal and respectful treatment towards theminority and special needs students. This study problematized the Human Rights Education in formal education as a policy proposal of the National Plan for Human Rights Education, forming the universe of intentions of a human rights culture. The aim of this study was to identify the key concepts of Human Rights Education which are present in the course Intersecting differences: qualification in education, gender, race/ethnicity, sexuality and people with disabilities , sponsored by Goiás State Department of Education. The main objective of this study was unfolded in the following specific objectives: 1) contextualize the course within Goiás State Department of Education; 2) verify if the course respects and has the elements ofthe Human Rights Education; and 3) check the features, objectives, outlook, strategies, contents and results of the course. In order to meet these objectives, we used a qualitative methodological approach with documentary research, working with the course documents, the National Plan for Human Rights Education (PNEDH) and the Plan of Action of SEDUC/GO. For that end, we used the following theoretical framework: Candau (2007, 2008), who contributed to the understanding of Human Rights Education; Gimeno Sacristán (2002, 2008), who allowed us understandingboth the subjectivity built in socializing and the relation between human rights and education; and Bobbio (2002, 2004), who helped ushaving a historical understandingof the human rights; among other authors thathelped us building a theoretical frameworkto the proposed research. The research hypothesis, which was proven to be right, is that "Human Rights Education has been winning and conquering spaces for discussion and qualification since it was accepted as an educational public policy. Nevertheless, the actions undertaken inthe formal education are still modestin Goiás State Department of Education, thus not representing that commitment.
Palavras-chave: Direitos humanos
Educação
Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos PNEDH
Diferenças
Human rights
Education
National Plan for Human Rights Education - PNEDH
Differences
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade
Citação: Barbosa, Janaina Pires. Human rights education: a study of the course Intersecting differences: qualification in education, gender, race/ethnicity, sexuality and people with disabilities . 2013. 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10389
Data de defesa: 27-Feb-2013
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade

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