REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/10381
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAmaral, Isabel da Silva-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760815P1por
dc.contributor.advisor1Sass, Odair-
dc.date.accessioned2016-04-27T16:32:42Z-
dc.date.available2012-12-13-
dc.date.issued2012-10-26-
dc.identifier.citationAmaral, Isabel da Silva. The poetic literature in high schools: an analysis of the potential of poetry in the education of young. 2012. 167 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/10381-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo investigar a potencialidade da literatura poética na constituição da consciência critica dos jovens e tem como base conceitual a Teoria Crítica da Sociedade. A hipótese norteadora é a de que os sujeitos com maior recepção poética tendem a ter também um maior nível de autoconsciência. Para a verificação dessa hipótese construiu-se e validou-se uma escala de atitude, denominada Arte, Educação e Autoconsciência, que se divide nas subescalas: Autoconsciência e Recepção poética. A escala e um questionário informativo da história de vida dos sujeitos foram aplicados em 120 estudantes do ensino médio, de uma escola pública, localizada na periferia da cidade de São Paulo. Os resultados indicaram não ser possível estabelecer uma correlação direta entre autoconsciência e apreciação poética, ainda que tenham sido verificadas algumas associações importantes. Dentre elas, a relação entre a média dos sujeitos com altos níveis de autoconsciência e de apreciação poética e o hábito da leitura em literatura poética, e a inserção no universo estético. Destaca-se a condição socioeconômica como fator decisivo para o pouco contato desses jovens com o universo estético, e a importância de se oferecer as mais diversas atividades artísticas, em cursos regulares e extracurriculares, nas escolas e espaços públicospor
dc.description.abstractThis research aims to investigate the potential of poetic literature in the formation of critical consciousness among young people and is based on the concepts of Critical Theory of Society. The guiding hypothesis is that the subjects with higher poetic reception also tend to have a higher level of selfawareness. To verify this hypothesis was constructed and validated a scale of attitude, called Art, Education and Self-consciousness, which is divided into subscales: Self-consciousness and poetic reception. The scale and a questionnaire informative history of life were applied in 120 high school students in a public school located in the outskirts of São Paulo. The results indicate that is not possible to establish a direct correlation between selfassessment and poetic, although some important associations have been verified. Among them stands out the relationship between the average of the subjects with high levels of self-awareness and appreciation of poetry and the habit of reading poetry literature, and the insertion of the subject in the aesthetic universe. We highlight the socioeconomic status as a decisive factor for these little contact of these young subjects with the aesthetic, and the importance of offering the most diverse artistic activities, in regular courses and extracurricular, schools and public spaceseng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/23127/Isabel%20da%20Silva%20Amaral.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedadepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectArtepor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectPoéticapor
dc.subjectEmancipaçãopor
dc.subjectAutoconsciênciapor
dc.subjectArteng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectPoeticeng
dc.subjectSelf-awarenesseng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.titleA literatura poética nas escolas de ensino médio: uma análise das potencialidades da poesia na formação do jovempor
dc.title.alternativeThe poetic literature in high schools: an analysis of the potential of poetry in the education of youngeng
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Isabel da Silva Amaral.pdf882,98 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.