???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10381
Tipo do documento: Tese
Título: A literatura poética nas escolas de ensino médio: uma análise das potencialidades da poesia na formação do jovem
Título(s) alternativo(s): The poetic literature in high schools: an analysis of the potential of poetry in the education of young
Autor: Amaral, Isabel da Silva 
Primeiro orientador: Sass, Odair
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo investigar a potencialidade da literatura poética na constituição da consciência critica dos jovens e tem como base conceitual a Teoria Crítica da Sociedade. A hipótese norteadora é a de que os sujeitos com maior recepção poética tendem a ter também um maior nível de autoconsciência. Para a verificação dessa hipótese construiu-se e validou-se uma escala de atitude, denominada Arte, Educação e Autoconsciência, que se divide nas subescalas: Autoconsciência e Recepção poética. A escala e um questionário informativo da história de vida dos sujeitos foram aplicados em 120 estudantes do ensino médio, de uma escola pública, localizada na periferia da cidade de São Paulo. Os resultados indicaram não ser possível estabelecer uma correlação direta entre autoconsciência e apreciação poética, ainda que tenham sido verificadas algumas associações importantes. Dentre elas, a relação entre a média dos sujeitos com altos níveis de autoconsciência e de apreciação poética e o hábito da leitura em literatura poética, e a inserção no universo estético. Destaca-se a condição socioeconômica como fator decisivo para o pouco contato desses jovens com o universo estético, e a importância de se oferecer as mais diversas atividades artísticas, em cursos regulares e extracurriculares, nas escolas e espaços públicos
Abstract: This research aims to investigate the potential of poetic literature in the formation of critical consciousness among young people and is based on the concepts of Critical Theory of Society. The guiding hypothesis is that the subjects with higher poetic reception also tend to have a higher level of selfawareness. To verify this hypothesis was constructed and validated a scale of attitude, called Art, Education and Self-consciousness, which is divided into subscales: Self-consciousness and poetic reception. The scale and a questionnaire informative history of life were applied in 120 high school students in a public school located in the outskirts of São Paulo. The results indicate that is not possible to establish a direct correlation between selfassessment and poetic, although some important associations have been verified. Among them stands out the relationship between the average of the subjects with high levels of self-awareness and appreciation of poetry and the habit of reading poetry literature, and the insertion of the subject in the aesthetic universe. We highlight the socioeconomic status as a decisive factor for these little contact of these young subjects with the aesthetic, and the importance of offering the most diverse artistic activities, in regular courses and extracurricular, schools and public spaces
Palavras-chave: Arte
Educação
Poética
Emancipação
Autoconsciência
Art
Education
Poetic
Self-awareness
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade
Citação: Amaral, Isabel da Silva. The poetic literature in high schools: an analysis of the potential of poetry in the education of young. 2012. 167 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10381
Data de defesa: 26-Oct-2012
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Isabel da Silva Amaral.pdf882,98 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.