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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10356
Tipo do documento: Dissertação
Título: Deficiência intelectual e aprendizagem escolar: um estudo sobre práticas pedagógicas desenvolvidas em instituição privada que atende alunos de camadas sociais elevadas
Autor: Staudt, Luciane 
Primeiro orientador: Silveira Bueno, José Geraldo
Resumo: Este estudo teve como objetivo geral a identificação e a análise do currículo e do trabalho pedagógico realizado em uma escola especial destinada a alunos com deficiência intelectual proveniente de camadas sociais superiores, com a intenção de verificar qual é o trabalho educativo realizado e se tal escola apresenta de alguma forma um ensino diferenciado. Para tanto, esta investigação apresenta uma tríplice perspectiva teórica, discutida no primeiro capítulo, inicialmente com as contribuições de Apple (1989), Sacristán (1998) e Perrenoud (1993) sobre currículo, organização escolar, práticas e atividades pedagógicas e posteriormente abordamos questões referentes à definição de deficiência intelectual e sua relação com os processos de escolarização, onde destacamos as contribuições de Vigotski (1989). Por fim, procuramos nos apropriar das contribuições de Bourdieu (2009) no que se refere à escolarização das elites, para a análise da relação entre escolarização e deficiência intelectual. A hipótese inicial desta investigação, de que o currículo de uma escola especial voltada para o atendimento de alunos com deficiência intelectual provenientes das camadas sociais elevadas se diferencia dos voltados à maioria da população e tem por finalidade o desenvolvimento da criança para favorecer uma melhor apropriação do conteúdo escolar, não pode ser comprovada, uma vez que organização escolar e curricular e as práticas pedagógicas, marcadas fundamentalmente pela rotinização das atividades e pela não exploração da manifestação dos alunos, parecem expressar uma perspectiva fixa e imutável dos prejuízos cognitivos apresentados por seu alunado
Abstract: The objective of this study is the identification and the curriculum analysis of the pedagogical work in a special school for students with intellectual disabilities from higher social strata, and it has the intention of verify what is the education work developed in this school and if this school presents any different kind of teaching. This investigation is based in a triple theoretical perspective, discussed in the first chapter, with the contributions of Apple (1989), Sacristán (1998) and Perrenoud (1993) about curriculum, scholar education and pedagogical activities. In the sequence the issues about the intellectual disability definitions and their relation with schooling process, which one of most contributors was Vigotski (1989). In the end we looking for to take the ownership of Bourdieu (2009) contributions in the field of high society schooling to analyze the relationship between schooling and intellectual disability. The hypothesis of this investigation, that the curriculum of a special school for high society students with intellectual disability differs from the others schools that doesn t have this focus, and its main function is the child development by an better appropriation of scholar contents, can not be proven because the scholar organization and the pedagogical practices, mainly based in routinization of activities and not by the exploration of the manifestation of the students, seem to express a fixed and unchanging perspective of cognitive impairments presented by students
Palavras-chave: Deficiência intelectual grave
Escolarização
Classe social
Severe intellectual disabilities
Education
Social class
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade
Citação: Staudt, Luciane. Deficiência intelectual e aprendizagem escolar: um estudo sobre práticas pedagógicas desenvolvidas em instituição privada que atende alunos de camadas sociais elevadas. 2012. 128 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10356
Data de defesa: 15-May-2012
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade

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