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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10347
Tipo do documento: Dissertação
Título: O desempenho escolar de estudantes concluintes do Ensino Fundamental II na disciplina de história e as práticas culturais familiares
Autor: Alves, Kelly Ludkiewicz 
Primeiro orientador: Rodrigues, Leda Maria de Oliveira
Resumo: Este trabalho tem como objetivo averiguar a relação entre o desempenho dos alunos na disciplina de História e sua origem social familiar. Utilizando o conceito de capital cultural como referencial teórico, busca-se explicar a desigualdade de desempenho escolar de crianças provenientes de diferentes classes sociais, relacionando sucesso escolar à distribuição do capital cultural entre as classes. Para tanto, parte-se da idéia de que a escola atua de forma decisiva na reprodução do capital cultural dominante e que sua carência pode influenciar diretamente o desempenho em áreas específicas do currículo como a disciplina de História. A coleta de dados se deu em duas fases. A primeira fase consistiu na aplicação de um questionário a 47 alunos concluintes do Ensino Fundamental II da E.E. Prof. Caetano de Campos, na cidade de São Paulo, como objetivo mapear práticas familiares que permitissem averiguar o capital cultural dos agentes investigados (BOURDIEU, 2010). A partir dos dados coletados no instrumento e com base no desempenho dos alunos na disciplina História detectado por meio das notas escolares obtidas por eles na disciplina foram selecionadas quatro famílias. Na segunda etapa da pesquisa as quatro famílias selecionadas foram submetidas a uma semi-estruturada, na qual trabalhando com o conceito de configurações familiares (LAHIRE, 2004), buscou-se averiguar o modo de transmissão desse capital cultural familiar, analisando se apesar de sua presença objetiva ele está em condições de ser transmitido pelos pais à criança, de modo que ela o reverta em práticas escolares.Os dados coletados no questionário e nas entrevistas apontam para a existência de uma relação entre o acesso a bens culturais capital cultural e as práticas culturais mais próximas da escolarização e o desempenho dos alunos em História. Observou-se entre os alunos que têm melhores notas em História a existência de estratégias familiares, práticas culturais, maior acesso a bens culturais e mais proximidade com o texto escrito
Abstract: This research aims to investigate the relationship between the performance of students in the discipline of History and their social family background, by using the concept of cultural capital as theoretical reference, that intend to explain the inequity of school performance of children from distinct social classes relating school success to the sharing of the cultural capital between social classes. To do so, the starting point is the idea that the school plays a decisive role in the reproduction of the dominant cultural capital and its deficiency may directly interfere with the performance in specific areas of the curriculum such as History discipline. Data collection has taken place in two stages. The first was the application of a questionnaire to 47 graduated students of the Elementary School II at E. E. Prof. Caetano de Campos, in São Paulo, and aimed to map family habits that allow identifying the cultural capital of the agents investigated. From the data collected on the instrument and based on students performance on History discipline detected through the grades obtained by them in the discipline four families were selected to a semi-structured interview at the second stage of the study. Working with the concept of family configurations, the study aimed to ascertain the mode of transmission of this family cultural capital, considering whether it can be transmitted by parents to children, despite its objective presence, so it reverts into school practices. The data that were collected in the questionnaire and interviews point out the existence of a relationship between access to cultural assets - cultural capital - and the cultural practices closer to schooling and the performance of students in History. Among students who have better grades in History it was observed the existence of family strategies, cultural practices, more access to cultural assets and more proximity to the written text
Palavras-chave: Capital cultural
Práticas familiares
Acesso a bens culturais
Desempenho em história
Cultural capital
Family practices
Access to cultural goods
Performance in history
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade
Citação: Alves, Kelly Ludkiewicz. O desempenho escolar de estudantes concluintes do Ensino Fundamental II na disciplina de história e as práticas culturais familiares. 2012. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10347
Data de defesa: 26-Mar-2012
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade

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