???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10321
Tipo do documento: Dissertação
Título: Tendência das pesquisas em educação e internet na primeira década do século XXI
Autor: Beraldo, Débora Regina 
Primeiro orientador: Stella, Claudia
Resumo: A presente pesquisa documental analisa a tendência da produção acadêmica brasileira na primeira década do século XXI e, abrange os atuais subtemas: Educação e Internet. Realizada no Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e visou compreender, a partir da análise qualitativa-quantitativa, o tratamento dado na produção, pelos pesquisadores, sobre as possibilidades e limitações da relação entre internet e educação. Fundamentada no referencial teórico da Teoria Crítica da Sociedade, sobretudo os escritos de sua primeira geração: Herbert Marcuse, Max Horkheimer e Theodor W. Adorno, a reflexão abrange o pensamento da racionalidade tecnológica. A inquirição incidiu sobre seis trabalhos, cinco dissertações e uma tese, defendidas no período 2001-2009, elaborados em cursos de Mestrado e Doutorado reconhecidos nacionalmente, cujos textos foram obtidos na íntegra. A abordagem dos dados coletados foi organizada em torno de três eixos: 1. o conceito de educação/formação na produção acadêmica; 2. o significado dado à internet; 3. o potencial da internet na educação formal. Os resultados da pesquisa situam uma variação anual da realização da produção acadêmica sobre o tema; Verificou-se a presença do discurso sobre a educação em prol da eficiência submissa; a internet apresenta-se como uma panacéia educacional; e, o potencial da tecnologia na educação ainda requer discussões e reflexões críticas sem ideologias
Abstract: This documentary research examines the trend of Brazilian academic production in the first decade of XXI century and covers the current sub-themes: Education and Internet. Performed at Graduated Level Personnel Coordination of Improvement (Capes) bank of Thesis and Dissertation, it intent to identify, from the qualitative and quantitative analysis, the treatment of production, by researchers, about the possibilities and limitations of the relationship between the Internet and Education. Based on the theoretical framework of Critical Theory of Society, especially the writings of its first generation - Herbert Marcuse, Max Horkheimer and Theodor W. Adorno, this reflection covers the thought of technological rationality. The inquiry focused on six works - five essays and a dissertation, defended in the period 2001-2009, drawn up in the Masters and PhD courses nationally recognized, whose texts were obtained in full. The approach of the collected data was organized around three axes: 1. the concept of education / training in academic production; 2. the meaning given to the Internet, and 3. the potential of the Internet in formal education. The research results place an annual variation in academic production on the subject. The presence of the speech about education for the sake of submissive efficiency was found; the Internet shows itself as an educational panacea and the potential of technology in education requires further discussion and critical thinking without ideology
Palavras-chave: Educação
Internet
Cultura
Formação
Education
Culture
Training
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade
Citação: Beraldo, Débora Regina. Tendência das pesquisas em educação e internet na primeira década do século XXI. 2011. 227 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10321
Data de defesa: 31-Aug-2011
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Debora Regina Beraldo.pdf1,66 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.