???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1032
Tipo do documento: Dissertação
Título: Métodos de coleta de dados: análise comparativa dos perfis dos respondentes e dos resultados obtidos via internet e via presencial face a face
Autor: Calliyeris, Vasiliki Evangelou 
Primeiro orientador: Casas, Alexandre Luzzi Las
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar comparativamente o perfil dos respondentes e os resultados advindos de duas abordagens distintas de coleta de dados: via internet (online) e via presencial face a face domiciliar (offline). Os critérios selecionados para essa comparação foram o índice de retorno das respostas de ambos os métodos, a qualidade das respostas obtidas nas baterias de avaliação de atributos e os resultados de comportamento e atitudes das amostras selecionadas. Os dois primeiros critérios escolhidos referem-se a um tema muito discutido na academia que é a relação do respondente com o método de coleta eletrônico, sobre a qual acredita-se não haver controle, o que pode ocasionar um baixo índice de adesão e também comprometer a qualidade dos dados coletados. O último critério selecionado refere-se a outro tema muito debatido que é o perfil de respondente que ambos os métodos de coleta alcançam, que acredita-se ser distinto e, em consequência, reproduz diferenças de comportamento de consumo e de atitudes entre os dois públicos abordados. Para se alcançar os objetivos propostos, em primeiro lugar foram realizadas entrevistas em profundidade exploratórias com executivos de institutos de pesquisa atuantes no Brasil, com o intuito de se entender seus pontos de vista em relação à aplicabilidade do método de coleta online. Posteriormente, conduziu-se um estudo quantitativo por meio de dois métodos de coleta, eletrônico via internet e presencial face a face, com duas amostras distintas, cujos resultados foram comparados. As hipóteses levantadas foram confirmadas, uma vez que houve divergência entre os índices de retorno das respostas obtidas, viés no preenchimento das baterias de atributos por um dos públicos, e também diferenças no perfil sociodemográfico das amostras abordadas, que refletem padrões de consumo e de comportamento distintos entre ambas. Este trabalho justifica-se na medida em que apresenta um tema atual e controverso no ambiente acadêmico e corporativo, cujo foco é debater a substituição dos métodos de coleta tradicionais pelo método contemporâneo via internet, ou sua complementaridade, em um momento no qual a rede virtual de comunicação ganha cada vez mais espaço na relação empresa-cliente
Abstract: This work has as objective analyze comparatively the respondents profile and the results obtained by two different data collection approaches: by internet (online) and face to face at home (offline). The criteria selected for this comparison were the response return rate for both methods, the answers quality obtained on the attributes evaluation questions and the results on habits and attitudes of the selected samples. The first two chosen criteria refer to a topic very discussed in the academy that is the relationship between the respondent and the electronic data collection method, on which is believed to be uncontrolled, causing low access rate and also compromising the quality of data collected. The last criteria selected refers to another theme approached by academics which is the respondents profile that both data collection methods reach, which is believed to be distinctive and in consequence, provides differences in consumption behavior of the approached targets. To reach the proposed objectives, initially some in depth exploratory interviews were conducted with executives of research institutes acting in Brazil, aiming to understand their point of view regarding the capability of the online research method. Subsequently a quantitative study was conducted through two data collection methods, electronic by internet and face to face at home, with two different samples, which results were compared. The hypotheses were confirmed once there were differences in answers return rates, bias on attributes evaluation caused by one of the targets and also differences in both social-demographic profiles that reflected in discriminant consumption habits and attitudes. This work is justified in a way that it presents a current and controversial subject in the academy and in the business world, which focus is debate the replace of the traditional date collection methods by the contemporary one by internet, or even its complementarity, in a moment that the virtual network is increasing its penetration in the relationship company-consumer
Palavras-chave: Pesquisa de mercado
Métodos de coleta de dados
Levantamento via internet
Market research
Data collection methods
Web survey
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Administração
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração
Citação: Calliyeris, Vasiliki Evangelou. Métodos de coleta de dados: análise comparativa dos perfis dos respondentes e dos resultados obtidos via internet e via presencial face a face. 2012. 143 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1032
Data de defesa: 23-May-2012
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Vasiliki Evangelou Calliyeris.pdf1,46 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.