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Tipo do documento: Dissertação
Título: Meio social e surdez: um estudo sobre trajetória sócio-educacional no município de Tocantinópolis-TO
Autor: Silva, Maria José dos Santos 
Primeiro orientador: Silveira Bueno, José Geraldo
Resumo: Este estudo teve como objetivo investigar e analisar, em um determinado espaço geográfico, como se constituiu a trajetória de jovens surdos, a partir dos aspectos familiares, sociais e culturais presentes nessas trajetórias. Esta pesquisa apresenta uma abordagem prioritariamente qualitativa, embora também faça uso de dados quantitativos. Foram selecionados cinco sujeitos surdos de um município no interior do estado do Tocantins, em razão de caracterizar-se de pequeno porte e, possuir uma organização social peculiar. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, observação das atividades cotidianas e documentos escolares dos sujeitos participantes da pesquisa. Para nortear a organização dos dados, a investigação teve como base os conceitos de capital cultural e social desenvolvidos por Pierre Bourdieu (1975, 1997, 2000 e 2005), assim como os estudos da educação especial desenvolvidos por Bueno (1998, 1999, 2007); Soares (1990, 1996); Mendonça (2007) e Ferrari (2010); os quais partem da perspectiva de que a surdez, indiscutivelmente, é uma marca que caracteriza essa população, mas, no entanto, essas identidades e trajetórias sociais também, se constituem, a partir das relações socioculturais estabelecidas em cada espaço social. Ou seja, o significado das práticas e relações sociais mantidas pelos indivíduos relaciona-se, tanto às questões de idade, gênero, posições sociais e espaço sócio-geográfico, quanto à condição de serem surdos
Abstract: The present study aims at investigating and analyzing, in a geographical space previously determined, how the journey of deaf teenagers has been formed considering familiar, social and cultural aspects that are part of their lives. This research presents an approach that is essentially qualitative, although quantitative data has been used. Five deaf people from a small town in the countryside of Tocantins state were selected, since it is considered as a small-sized town and has a very particular social organization. The data were collected through semi-structured interviews, daily activities observation and school documents from the research participants. As a guiding tool to the data organization, the investigation was based on the cultural and social concepts developed by Pierre Bourdieu (1975, 1997, 2000 e 2005), such as the special education studies developed by Bueno (1998, 1999, 2007); Soares (1990, 1996); Mendonça (2007) and Ferrari (2010) who have their points of view arising from the fact that deafness, definitely serves as a symbol to characterize this population, however, these social identities and trajectories are also formed through the social and cultural relationships established in every social space. In other words, the meaning of the social practices and relationships that the participants have kept is related not only to age, gender, social positions and social-geographical space questions, but also to their condition of being deaf
Palavras-chave: Surdez
Meio social
Espaço geográfico
Education
Deafness
Social environment
Geographical space
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade
Citação: Silva, Maria José dos Santos. Meio social e surdez: um estudo sobre trajetória sócio-educacional no município de Tocantinópolis-TO. 2011. 88 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10300
Data de defesa: 28-Mar-2011
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade

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