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Tipo do documento: Tese
Título: O internato como modelo educacional segundo a literatura: um estudo sob a perspectiva da teoria crítica
Autor: Santana, Jeová Silva 
Primeiro orientador: Sass, Odair
Resumo: O estudo analisou obras da literatura brasileira que têm o modelo internato como tema. Pretendeu-se verificar se essas formas específicas de construção atendiam apenas a motivações estéticas de seus autores ou poderiam servir como fontes de pesquisa para se conhecer certas práticas pedagógicas do processo educacional brasileiro. Para tanto, estabeleceu-se como recorte cronológico o final do século XIX e os anos 1920, e foram escolhidos autores que passaram pelo internato e posteriormente recriaram essa experiência escolar mediante gêneros textuais diversos: romance, memorialismo, lírica. Dessa perspectiva, constituiu-se o corpus com as obras O Ateneu, de Raul Pompéia; Doidinho, de José Lins do Rego; As três Marias, de Raquel de Queiroz; Balão cativo e Chão de ferro, de Pedro Nava; Solo de clarineta, de Érico Veríssimo; e 51 poemas enfeixados nas séries Primeiro colégio e Fria Friburgo em Boitempo II, de Carlos Drummond de Andrade. Essa recolha permitiu a análise dos aspectos estéticos e ideológicos dos textos e sua relação com uma forma de ensino marcante na história da educação brasileira. Para tanto, o referencial teórico utilizado foi o da Teoria Crítica, mais particularmente os textos produzidos por Marcuse, Adorno, Benjamin, nos quais são apresentadas questões como paralisia crítica, semiformação, empobrecimento da experiência, indicadores negativos que somente a educação pode remover ao colocar a autonomia e a consciência crítica como princípios fundamentais na formação dos indivíduos. A investigação permitiu encontrar essa ressonância no discurso dos autores selecionados e seus protagonistas narradores
Abstract: The study analyzed the works of Brazilian literature that have the boarding school model as its theme. It was intended to determine whether these specific forms of construction fulfilled only the aesthetic motivations of its authors, or could serve as sources of research to meet certain educational practices of the Brazilian educational process. To that end, he established himself as the chronological cut late nineteenth century and the 1920s, and was chosen by the authors that started boarding school and later recreated that experience school through several genres: romance, memorialism, lyrical. From this perspective, constituted the corpus with the works O Ateneu, by Raul Pompeia; Doidinho, by José Lins do Rego; As Três Marias, by Raquel de Queiroz, Balão cativo, Chão de Ferro, by Pedro Nava, Solo de Clarineta, by Erico Verissimo, and 51 poems bunched in the series "Primeiro Colégio" and "Fria Friburgo" in Boitempo II, by Carlos Drummond de Andrade. This gathering allowed the analysis of ideological and aesthetic aspects of texts and their relationship with a remarkable way of teaching the history of Brazilian education. For both, the theoretical framework used was the Critical Theory, particularly the texts produced by Marcuse, Adorno, Benjamin, in which questions are presented as critical paralysis, erudition, impoverishment of experience, negative indicators that only education can take to put autonomy and critical awareness as fundamental principles in the training of individuals. The investigation has found that the speeches of selected authors and their protagonists narrators
Palavras-chave: Educação brasileira
Literatura brasileira
Teoria crítica
Education in Brazil
Brazilian literature
Critical theory
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade
Citação: Santana, Jeová Silva. O internato como modelo educacional segundo a literatura: um estudo sob a perspectiva da teoria crítica. 2011. 195 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10294
Data de defesa: 25-Feb-2011
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade

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