???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1029
Tipo do documento: Dissertação
Título: Rastreabilidade como fator de decisão de compra de frutas
Título(s) alternativo(s): Traceability as a deciding factor for buying fruit
Autor: Costa, Flávia Ponte Bandeira S. 
Primeiro orientador: Serralvo, Francisco Antonio
Resumo: A presente dissertação teve como objetivo estudar o processo de compra dos consumidores e analisar os fatores que influenciam a tomada de decisão por produtos. Mais especificamente, procurou-se compreender se o consumidor entende o conceito de rastreabilidade e se a rastreabilidade é uma opção clara na decisão de compra de frutas desse consumidor. Para atingir esse objetivo buscou-se organizar o referencial teórico sobre os estudos do comportamento do consumidor e o processo de decisão de compras. Também foram tratados os fatores de influência no processo de tomada de decisão do consumidor que mais se adequavam a este estudo: valores e atitudes, crenças, opiniões e conhecimento e aprendizagem. Na sequência, esse referencial incorporou a conceituação de rastreabilidade e sua influência na garantia de um alimento seguro, bem como as legislações existentes sobre o assunto e um panorama do consumo de frutas no Brasil. O estudo empírico foi baseado na resposta de 324 consumidores e compradores de frutas da Grande São Paulo. O estudo de campo revelou que o maior benefício ligado a rastreabilidade é a segurança do consumidor e que esta é considerada um importante inibidor de riscos ou prejuízos a saúde devido ao consumo de alimentos adulterados ou contaminados. Essa conclusão confirma que cada vez mais o consumidor tem-se preocupado com a sua segurança. O produto tem a sua história e o consumidor quer conhecê-la
Abstract: This current work aimed to study the purchase consumer process and analyze the factors that influence the decision-making products. More specifically, understand whether the consumer understands the concept of traceability and if traceability is a clear choice in the fruits purchasing decisions of consumers.In order to understand such purpose, an organization of the theorical references was sought on consumer behavior and purchasing decision process. Also treated the influence factors on consumer decisionmaking that most suited this study like: values and attitudes, beliefs, opinions, knowledge and learning.After that, this references incorporated the concept of traceability and its influence in ensuring food safety, as well as the existing legislations and an overview of fruit consumption in Brazil. The empirical study was based on the response of 324 consumers and buyers of fruit in the São Paulo region.The field study revealed that the greatest benefit find on traceability is costumer safety and that it is considered important as an inhibitor of risk or harm to health due to comsuption of adultared or contaminated food. This finding confirms that more and more consumers are concerned about their safety.The product has its own history and the customer wants to know it
Palavras-chave: Comportamento
Consumidor
Rastreabilidade
Segurança do consumidor
Processo de compra
Behavior
Consumer
Traceability
Consumer safety
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Administração
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração
Citação: Costa, Flávia Ponte Bandeira S.. Traceability as a deciding factor for buying fruit. 2012. 124 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1029
Data de defesa: 23-May-2012
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Flavia Ponte Bandeira Serrao da Costa.pdf1,49 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.