REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade
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Tipo: Tese
Título: A Revista Brasileira de Educação Física e Desportos (1968-1984) e a experiência cotidiana de professores da Rede Municipal de Ensino de Curitiba: entre a adesão e a resistência
Autor(es): Oliveira, Marcus Aurelio Taborda de
Primeiro Orientador: Munakata, Kazumi
Resumo: Este trabalho pretende debater, do ponto de vista da pesquisa em história da educação, as relações entre o aparato legal-institucional para a Educação Física brasileira de 1968 a 1984, e a apropriação dos professores escolares daquele aparato. Partindo da hipótese de que essas duas dimensões estavam imbricadas, infirma a tese corrente na historiografia de que os professores teriam sido conformados de forma unilateral pelas políticas oficiais, consonantes com uma perspectiva de dependência cultural dos países capitalistas desenvolvidos, mais especificamente, dos Estados Unidos. Como fontes privilegia a Revista Brasileira de Educação Física e Desportos, publicada pela Divisão de Educação Física do MEC, os Programas de Educação Física da Prefeitura Municipal de Curitiba de 1972 a 1983 e os depoimentos de professores atuantes na Rede Municipal de Ensino de Curitiba naqueles anos. Conclui que a tese corrente de transplante cultural desconsidera a experiência singular capaz de reapropriar os mais diversos códigos, ao manifestar uma tensão entre a tradição e a renovação da Educação Física escolar brasileira, e entre a história de vida e a história profissional dos professores. Apoiada a análise sobre o campo da história das disciplinas escolares e tendo como referência o pensamento de Edward Palmer Thompson, para quem o diálogo entre o ser e a consciência social são estruturadores da experiência, o trabalho reafirma a perspectiva corrente na historiografia, da redução da Educação Física escolar aos códigos da instituição esportiva, mas capta o consórcio ativo dos professores escolares de Educação Física para a consolidação daquele processo. Assim, mostra como se desenvolveu uma adaptação entre o que preconizavam as políticas governamentais e as necessidades dos profissionais da área. Nesse sentido, a experiência dos professores escolares apontou para as reformulações da Educação Física brasileira que teriam lugar ao longo das décadas de 1980 e 1990
Abstract: The following work intends to debate, from the history of education research s point of view, the relationships betweeen the institutional-legal support for the Brazilian Physical Education from 1968 to 1984, and the apropriation of that support by the school teachers. From the hypothesis that these two dimensions were related, the current thesis in the historiography that the teachers would have been conformed in an one-sided way by the official policies becomes faded, related to a perspective of cultural dependece of the developed capitalist countries, specially the USA. As research source, it gives emphasis to the Revista Brasileira de Educação Física e Desportos, published by the Physical Education Division of MEC, the Physical Education Programs of Curitiba Hall from 1972 to 1983, and the speeches of active school teachers at Rede Municipal de Ensino of Curitba in those years. It comes to the conclusion that the current thesis of a cultural transplant disregards the simple experience able to apropriate the most different codes, when showing a tension between the tradition and the renovation of Brazilian Physical Education and between the teacher s life story and professional story. Having the analysis on the field of school subjects history and getting the reference on the thought of Edward Palmer Thompson, for whom the dialogue between the being and the social conscience are builders of the experience, the work reafirms the current perspective in the historiography, and the reduction of Physical Education at schools to sports institution codes, but it capts the school teachers active combine for the consolidation of that process. So, it shows how an adaptation between the ones who precognized the governamental policies and the Physical Education professionals needs was developed. By this way, the experience of the school teachers pointed to the rewording of Brazil Physical Education which could have been placed along the 80 s and 90 s
Palavras-chave: Aulas de educacao fisica
Educacao fisica escolar
Educacao fisica para criancas -- 1968-1984 -- Brasil
Professores de educacao fisica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História e Filosofia da Educação
Citação: Oliveira, Marcus Aurelio Taborda de. A Revista Brasileira de Educação Física e Desportos (1968-1984) e a experiência cotidiana de professores da Rede Municipal de Ensino de Curitiba: entre a adesão e a resistência. 2001. 397 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2001.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10284
Data do documento: 30-Nov-2001
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