REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade
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dc.creatorBraghini, Katya Mitsuko Zuquim-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4756529P9por
dc.contributor.advisor1Bontempi Junior, Bruno-
dc.date.accessioned2016-04-27T16:32:23Z-
dc.date.available2008-06-05-
dc.date.issued2005-08-31-
dc.identifier.citationBraghini, Katya Mitsuko Zuquim. O ensino secundário brasileiro nos anos 1950 e a questão da qualidade de ensino. 2005. 172 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/10277-
dc.description.resumoEsta dissertação apresenta os resultados de uma investigação sobre as idéias dos colaboradores da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP) a respeito da qualidade do ensino secundário no Brasil nos anos 1950. Tendo como fontes os artigos publicados entre 1952 e 1961 na seção Idéias e Debates deste importante periódico especializado, a pesquisa teve como objetivo destacar e analisar o que aí se apresenta a respeito da organização e do funcionamento da escola secundária - suas expectativas, interesses, orientações, seu funcionamento, métodos, conteúdos, sua clientela - a fim de compreender quais, para os colaboradores deste periódico, eram os indicadores de sua qualidade e qual seria, então, o modelo ideal de escola secundária desejada O período estudado é marcado pelo crescimento significativo deste grau de ensino, direta ou indiretamente provocado pelo avanço das camadas médias sobre o sistema de ensino e pela intensa agitação que marca o ingresso do país na era de sociedade de massas. A hipótese que guiou a investigação é a de que esta nova conjuntura teria estimulado a intensificação do debate, tendo como tema principal a questão da qualidade do ensino e do modelo ideal de escola secundária para uma sociedade em mudança. Esta pesquisa permitiu realizar um mapeamento dos símbolos, dos elementos que supostamente perfazem o padrão de qualidade desse ramo do ensino médio no Brasil, tomados aqui por meio dos discursos sobre ele, que a RBEP registra pela pena de seus colaboradospor
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/22599/KatyaBraghini.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedadepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectQualidade de ensinopor
dc.subjectRevista Brasileira de Estudos Pedagógicospor
dc.subjectEnsino secundário -- Avaliação -- Brasil -- 1950por
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAOpor
dc.titleO ensino secundário brasileiro nos anos 1950 e a questão da qualidade de ensinopor
dc.typeDissertaçãopor
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