Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/10277
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Braghini, Katya Mitsuko Zuquim | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4756529P9 | por |
dc.contributor.advisor1 | Bontempi Junior, Bruno | - |
dc.date.accessioned | 2016-04-27T16:32:23Z | - |
dc.date.available | 2008-06-05 | - |
dc.date.issued | 2005-08-31 | - |
dc.identifier.citation | Braghini, Katya Mitsuko Zuquim. O ensino secundário brasileiro nos anos 1950 e a questão da qualidade de ensino. 2005. 172 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005. | por |
dc.identifier.uri | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10277 | - |
dc.description.resumo | Esta dissertação apresenta os resultados de uma investigação sobre as idéias dos colaboradores da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP) a respeito da qualidade do ensino secundário no Brasil nos anos 1950. Tendo como fontes os artigos publicados entre 1952 e 1961 na seção Idéias e Debates deste importante periódico especializado, a pesquisa teve como objetivo destacar e analisar o que aí se apresenta a respeito da organização e do funcionamento da escola secundária - suas expectativas, interesses, orientações, seu funcionamento, métodos, conteúdos, sua clientela - a fim de compreender quais, para os colaboradores deste periódico, eram os indicadores de sua qualidade e qual seria, então, o modelo ideal de escola secundária desejada O período estudado é marcado pelo crescimento significativo deste grau de ensino, direta ou indiretamente provocado pelo avanço das camadas médias sobre o sistema de ensino e pela intensa agitação que marca o ingresso do país na era de sociedade de massas. A hipótese que guiou a investigação é a de que esta nova conjuntura teria estimulado a intensificação do debate, tendo como tema principal a questão da qualidade do ensino e do modelo ideal de escola secundária para uma sociedade em mudança. Esta pesquisa permitiu realizar um mapeamento dos símbolos, dos elementos que supostamente perfazem o padrão de qualidade desse ramo do ensino médio no Brasil, tomados aqui por meio dos discursos sobre ele, que a RBEP registra pela pena de seus colaborados | por |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico | - |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/22599/KatyaBraghini.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUC-SP | por |
dc.publisher.program | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Qualidade de ensino | por |
dc.subject | Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos | por |
dc.subject | Ensino secundário -- Avaliação -- Brasil -- 1950 | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO | por |
dc.title | O ensino secundário brasileiro nos anos 1950 e a questão da qualidade de ensino | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
KatyaBraghini.pdf | 1,76 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.