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Tipo do documento: Dissertação
Título: A atuação de uma Coordenadora Pedagógica na orquestração de intenções e ações de uma creche de São Paulo
Autor: Costi, Ricardo 
Primeiro orientador: André, Marli Eliza Dalmazo Afonso de
Resumo: A pesquisa pretendeu analisar o trabalho e as estratégias de uma Coordenadora Pedagógica em relação à condução do planejamento docente de uma creche municipal de São Paulo inserida numa região de grande vulnerabilidade econômica e social. Compreende-se o planejamento como possibilidade de materialização dos objetivos previstos nos documentos institucionais e recurso da Coordenação Pedagógica na orientação e acompanhamento da prática docente. A unidade pesquisada é avaliada como boa pela maioria dos pais ou responsáveis, além de ser evidenciada, na Diretoria Regional de Educação, pelos projetos pedagógicos que desenvolve. Trata-se de um estudo de caso com observações participantes, entrevistas semiestruturadas e análise documental do Projeto Político Pedagógico da creche. A análise dos dados mostrou que a Coordenadora Pedagógica orquestra as atividades docentes a partir de condições estruturantes categorizadas como: a) fundantes ou inegociáveis relacionadas aos princípios e objetivos do Projeto Político Pedagógico; b) maleáveis ou negociáveis abrangendo as possibilidades da escuta do grupo, da valorização da autonomia; c) afetivas e profissionais constituindo o apoio qualificado e engajado. A pesquisa indicou que a Coordenadora Pedagógica questiona sistematicamente as intencionalidades das práticas pedagógicas, tendo como parâmetro os princípios, concepções e objetivos da Educação Infantil discutida no Projeto Político Pedagógico da creche. Valoriza, acolhe e viabiliza ideias qualificadoras do atendimento na creche, propondo estratégias de ações e protocolos de condutas. Organiza espaços e materiais favorecendo a atuação dos professores na prática educativa
Abstract: The research aims to analyze the work and strategies of a Pedagogical Coordinator regarding the conduct of teachers' planning at a municipal day care center of São Paulo city located in a region under high economical and social vulnerability. It is understood planning as a possibility for realization of the objectives laid down in institutional documents and feature of the Pedagogical Coordination in the guidance and monitoring of teaching practice. The researched place is assessed as good by most parents or guardians, and is evidenced in the Regional Directorate of Education, by the educational projects it develops. It is a case study with participant observation, semi-structured interviews and documentary analysis of the Pedagogical Political Project of the day care center. Data analysis showed that the Pedagogical Coordinator orchestrates the teaching activities from structural conditions categorized as: a) founding or non-negotiable related to the principles and objectives of the Pedagogical Political Project; b) flexible or negotiable including the possibilities of listening to the group, the appreciation of autonomy; c) affective and professional constituting the qualified and committed support. The research has indicated that the Pedagogical Coordinator systematically questions the intentions of teaching practices having as parameter the principles, concepts and goals of early childhood education discussed in the Pedagogical Political Project of the day care. It appreciates, welcomes and enables qualifying ideas of attendance at the day care, proposing action strategies, protocols of conduct. It organizes spaces and materials promoting the teachers work in educational practice
Palavras-chave: Educação Infantil
Creche
Coordenação Pedagógica
Planejamento docente
Childhood education
Day Care
Educational Coordination
Educational planning
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadores
Citação: Costi, Ricardo. A atuação de uma Coordenadora Pedagógica na orquestração de intenções e ações de uma creche de São Paulo. 2015. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10261
Data de defesa: 15-Dec-2015
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadores

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